Best Green Blogs



Na lista do Best Green Blogs!



Meu muito obrigada a todos que fizeram do meu sentimento algo único, motivador e inspirador para elaboração de novos conteúdos e posts que possam expressar todo meu amor e repeito por qualquer forma de vida em nosso planeta!



Saudações, e sejam bem vindos ao meu mundo amigo!



Kellen Guimarães



Leia mais...

Embalagens de Plástico: o nosso lixo de cada dia!

sábado, 5 de dezembro de 2009

Por Kellen Guimarães Pereira


Fonte: Wikipédia
Uma das invenções mais poluidoras que a modernidade trouxe foi o plástico, demora mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente. A corrida desenfreada em busca pela economia do tempo e dinheiro fez com que buscassemos alternativas mais baratas e práticas na manutenção da vida diária.
O conceito do descartável é o espelho desta necessidade, pois não quebra fácil, não dá trabalho com limpeza, estocagem, ou logística e, é barato - não gastamos muito dinheiro com aquilo que se consume rápido, e logo depois é destinado ao lixo.
Todo esse perfil da sociedade "a jato" gerou um déficit muito alto para as pessoas e instituições públicas. A fabricação exagerada de embalagens não retornáveis têm contribuido com a poluição dos rios, mares, lençol freático, além de entupir os "aterros sanitários", popularmente chamados de "lixões". O problema ainda se agrava se o material é queimado ou incinerado, pois em temperatura acima de 800 graus gera subprodutos químicos altamente tóxicos para a saúde humana e ao meio ambiente. A dioxina, furanos são poluentes orgânicos persistentes mais perigosos do planeta, podem produzir mutações no corpo humano, alterar sistema imunológico e endócrino, problemas cardiovasculares, respiratórios e até cânceres de todos os tipos.haja vista, problema vivenciado pela comunidade do bairro Camargos, região noroeste de Belo Horizonte, em Minas Gerais.Ver sobre o movimento formado para lutar contra uma empresa incineradora de lixo hospitalar, através do link em negrito.
Protesto realizado em frente ao COMAM - órgão de meio ambiente de Belo Horizonte pela comunidade Camargos, imagem cedida por MDDUMA.
Um dos tipos de plástico gerado pela química moderna é o PET, que não é nada novo. "Foi desenvolvido em 1941 pelos químicos britânicos Whinfield e Dickson. Utilizado principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas".
( Wikipédia, acesso em 05 de dezembro de 2009)
Possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados. (Wikipédia, 2009).
Todo esse conceito diz que o material pode ser reciclado várias vezes, sem perder sua propriedade original. Porém, a sociedade somente atentou para esse processo recentemente, o mundo chegou a acumular plástico durante décadas, o suficiente para construirmos um novo planeta igual ao nosso somente com o pet. Apesar do significativo aumento de reciclagem de pets, a fabricação e o consumo das embalagens ainda supera nossa capacidade e estrutura para reciclar.
Produtos gerados a partir do Pet
Fonte


Reciclagem, na verdade, é um mal necessário. Uma solução superficial encontrada para destinação do lixo, mas não algo que vá modificar nosso comportamento e forma de consumir produtos e serviços. Conscientizar e mudar nossas atitudes, princípios e valores frente às necessidades que o mundo nos impõe sol a sol é outra questão. Enquanto houver o crescimento do lixo, haverá um nicho de mercado. E reciclagem será simplesmente mais um negócio do para gerar lucro, mas não combater o mal pela raíz.

Se algo é ruim, e gera problemas ao meio ambiente, e a vida humana porque criá-lo para o consumo das próprias pessoas?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Autora do Blog

Mãe! indignada com a injustiça, mas procura ter sensibilidade nas questões e decisões.Cientista da informação, Bibliotecária e especialista em Gestão Estratégica da informação pela UFMG. Designer em Comunicação Gráfica. Experiência em questões ambientais e sociais. Paixão por Ciência e Tecnologia. Colecionadora de brinquedos e livros; entusiasmada por cultivo de plantas medicinais e decoração. Simpatizante do Surf, e amante de uma boa comida!

Pense em algo que pode mudar o mundo, e coloque em prática!


Envie nos ou indique uma idéia, produto, serviço, empresa ou gente com uma história, atitude, ação, ou uma solução que não provoquem impactos negativos ao meio ambiente, às pessoas, à saúde e o bem-estar de todos nós meumundoamigo2009@gmail.com

Conheça as regras de envio no link Sobre MeuMundoAmigo

Movimento de Defesa aos Direitos Humanos e Meio Ambiente

www.mdduma.blogspot.com

Facebook

https://www.facebook.com/kellengp

Meu Mundo Amigo

Um jeito diferente de tratar questões ambientais e sociais, através de análises, comentários e críticas acerca de produtos, serviços, pessoas, tecnologias e processos mais vulneráveis aos impactos negativos ou positivos para o meio ambiente.

Quer ser um colaborador?

Conhece alguma empresa, produto, serviço ou processo que precisa ser melhorado para ser ecologicamente ou socialmente correto?

Envie-nos para que possamos colocá-lo e ser comentado no blog!

E-mail: meumundoamigo2009@gmail.com.br ou
preencha formulário de contato
Conheça mais sobre MeuMundoAmigo

Grande Abraço
Kellen

"Por que o importante é criarmos uma sociedade melhor para vivermos. Vamos estimular o mercado a nos oferecer boas práticas!"

Visitantes On-line

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP