Best Green Blogs



Na lista do Best Green Blogs!



Meu muito obrigada a todos que fizeram do meu sentimento algo único, motivador e inspirador para elaboração de novos conteúdos e posts que possam expressar todo meu amor e repeito por qualquer forma de vida em nosso planeta!



Saudações, e sejam bem vindos ao meu mundo amigo!



Kellen Guimarães



Leia mais...

Homenagem Frei Gilvander

terça-feira, 1 de dezembro de 2009


Por Kellen Guimarães

Foto extraída do site http://www.gilvander.org.br/, acesso em 23 de dezembro de 2009.

Gilvander Luís Moreira, ( click no link para saber mais), esse homem firme, mas de coração mole é mineiro nascido no sítio Pindaíba, no pequeno município de Rio Paranaíba/MG; é frei e padre carmelita.

De várias guerras travadas por comunidades contra - vou ser bem direta!- o poder econômico, mais especificamente, questões ambientais e sociais, que envolvem a administração e destinação do lixo.

Uma modesta comissão de frente iniciada com poucos soldados idosos, travou várias batalhas e no final da guerra!?

...Bem, vou lhes contar um caso. Aqui, bem na divisa do munícipio de Belo Horizonte com a cidade de Contagem, Minas Gerais. Um bairro chamado Camargos, cercado pelas principais vias de acesso, avenidas e trechos de grande circulação da cidade - na verdade, via de escape para oportunistas e malandros de plantão! esquentando continuamente as estatísticas de boletins de ocorrência da PM. Desde 2003 à 2009, os moradores sofreram na pele, no ar, na terra e na água, um dos crimes ambientais mais sérios, de que se tem notícia por esse Brasil a fora.

A comunidade do bairro Camargos, região noroeste de Belo Horizonte, Minas Gerais/Brasil iniciou um brigada contra uma empresa incineradora de lixo hospitalar e industrial instalada no bairro, desde 2003. Continuamente, vomitava pela chaminé gases altamente tóxicos gerando sub produtos químicos perigosos à saúde humana e ao meio ambiente. Dentre eles, os poluentes orgânicos persitentes banidos pelas principais convenções internacionais sobre o assunto.

Com isso, a população, prinpalmente do entorno, começou a adoecer, por motivos óbvios. Idosos e crianças foram presas fáceis pela "fumaça da morte" - termo dado pelos moradores.

O fato foi um dos indícios mais fortes que motivou a formação do Movimento de Defesa aos Direitos Humanos e Meio Ambiente, (conheça mais clicando no link) formado pela comissão de moradores do bairro.

Iniciada, a princípio, por poucos idosos guerreiros, o movimento foi ganhando força a cada batalha travada, atraindo instituições, pessoas, idéias e corações dispostos a unirem contra o grande mal na humanidade: a pré-potência e a incompetência que muitas autoridades delegadas por nós, lidam com o dinheiro - que é bom, desde que usado de maneira digna, e não interferir e infrigir os direitos dos outros. Principalmente, os direitos fundamentais.

Frei Gilvander foi, e é um desses corações com amor incondicional que integrou a causa do movimento no ano de 2008. Uma daquelas pessoas que não se pode deixar de falar pelo seu grande empenho e entusiasmo persistente com as causas ambientais, sociais e espirituais.

Homem de fala eloquente e decisiva, porém, acolhedor e com grande empatia presidiu as audiências e reuniões realizadas nos órgãos públicos ambientais junto aos moradores. Com voz ativa sintetizou o apelo e sofrimento coletivo da comunidade.

Frei Gilvander, a Comissão de Moradores do Bairro Camargos/MDDUMA agradece à DEUS pela sua vida, por ter chorado e gritado conosco no momento em que mais precisávamos.

Por ter nos ajudado a vencer uma Guerra - que, para muitos, parecia um alvo impossível de ser alcançado!

Muito obrigado Frei Gilvander!

Movimento de Defesa aos Direitos Humanos e Meio Ambiente - MDDUMA
Comissão de Moradores do Bairro Camargos/Região Noroeste de Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil


Veja mais:
Comissão Pastoral da Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Autora do Blog

Mãe! indignada com a injustiça, mas procura ter sensibilidade nas questões e decisões.Cientista da informação, Bibliotecária e especialista em Gestão Estratégica da informação pela UFMG. Designer em Comunicação Gráfica. Experiência em questões ambientais e sociais. Paixão por Ciência e Tecnologia. Colecionadora de brinquedos e livros; entusiasmada por cultivo de plantas medicinais e decoração. Simpatizante do Surf, e amante de uma boa comida!

Pense em algo que pode mudar o mundo, e coloque em prática!


Envie nos ou indique uma idéia, produto, serviço, empresa ou gente com uma história, atitude, ação, ou uma solução que não provoquem impactos negativos ao meio ambiente, às pessoas, à saúde e o bem-estar de todos nós meumundoamigo2009@gmail.com

Conheça as regras de envio no link Sobre MeuMundoAmigo

Movimento de Defesa aos Direitos Humanos e Meio Ambiente

www.mdduma.blogspot.com

Facebook

https://www.facebook.com/kellengp

Meu Mundo Amigo

Um jeito diferente de tratar questões ambientais e sociais, através de análises, comentários e críticas acerca de produtos, serviços, pessoas, tecnologias e processos mais vulneráveis aos impactos negativos ou positivos para o meio ambiente.

Quer ser um colaborador?

Conhece alguma empresa, produto, serviço ou processo que precisa ser melhorado para ser ecologicamente ou socialmente correto?

Envie-nos para que possamos colocá-lo e ser comentado no blog!

E-mail: meumundoamigo2009@gmail.com.br ou
preencha formulário de contato
Conheça mais sobre MeuMundoAmigo

Grande Abraço
Kellen

"Por que o importante é criarmos uma sociedade melhor para vivermos. Vamos estimular o mercado a nos oferecer boas práticas!"

Visitantes On-line

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP