Os hospitais também querem ser verdes - Clipping de artigos
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Foto:A clínica Sambhavna, na Índia, é um estabelecimento médico verde ©Bhopal.org.
Os centros de saúde são grandes consumidores de recursos, produzem dejetos e, o que é pior, descartam materiais perigosos. Calcula-se que os hospitais gastem 2,5 vezes mais energia que um prédio de escritórios com as mesmas características. Mas agora, graças ao apoio da iniciativa Saúde Sem Dano, a situação está começando a mudar.
Formada por uma coalização de 440 organizações não-governamentais de 52 países, sua proposta é oferecer às instituições hospitalares recursos para torná-las ecologicamente sustentáveis, sem comprometer os cuidados com os pacientes.
Continue lendo para saber mais!
O website oficial da iniciativa (saludsindano.org – disponível em espanhol, inglês e também em português) oferece informações para que os centros de saúde e seus profissionais possam incorporar políticas verdes e diminuir o impacto ambiental de suas atividades.
As seções abrangem temas como o manejo correto de resíduos hospitalares, os perigos da utilização do mercúrio e as alternativas disponíveis, e a eliminação de materiais prejudiciais, como o PVC e os ftalatos. Também aborda assuntos mais gerais, como arquitetura sustentável para hospitais, alimentos, a utilização correta de equipamentos eletrônicos e o emprego de produtos de limpeza.
Segundo o jornal La Nación, as premissas do Saúde Sem Dano para edifícios sustentáveis foram aplicadas em centros de saúde de nove países, em um total de 13 milhões de metros quadrados. Nestes locais, as práticas responsáveis diminuíram a quantidade de infecções hospitalares, erros médicos e a chamada "síndrome do edifício enfermo" (uma condição médica em que os indivíduos adoecem por habitar ou trabalhar em locais nocivos à saúde). (http://es.wikipedia.org/wiki/Síndrome_del_edificio_enfermo).
Em meados de 2009, a associação lançou o Projeto Luminárias na América Latina, que convoca enfermeiros e enfermeiras a se unir para promover a “saúde ambiental”.
Sem dúvida, a iniciativa oferece um intessante leque de recursos para que os profissionais e organizações de saúde possam contribuir para diminuir o impacto ambiental de suas atividades.
Mais informações: SaludSinDano.org
fonte do artigo:http://blogs.discoverybrasil.com/descubra-o-verde/2009/08/os-hospitais-tamb%C3%A9m-querem-ser-verdes.html, acesso em 12 de dezembro de 2009
0 comentários:
Postar um comentário