Best Green Blogs



Na lista do Best Green Blogs!



Meu muito obrigada a todos que fizeram do meu sentimento algo único, motivador e inspirador para elaboração de novos conteúdos e posts que possam expressar todo meu amor e repeito por qualquer forma de vida em nosso planeta!



Saudações, e sejam bem vindos ao meu mundo amigo!



Kellen Guimarães



Leia mais...

Alimentos que fazem a tireoide trabalhar mais (e você perder peso)

sábado, 2 de janeiro de 2010

Ela é pequena e seu formato lembra o de uma borboleta. mas, não se engane, o tamanho desta glândula é desproporcional à sua importância

POR FRANÇOISE GREGÓRIO / FOTOS FABIO MANGABEIRA

Uma queda brusca nas reservas de energia, um cansaço implacável, o intestino que resolve travar, inchaços nas pernas e sem falar nos ponteiros da balança que custam a baixar. Estes podem ser os sinais de que a tireoide está funcionando em marcha lenta. A pequena glândula endócrina, em formato de borboleta e localizada na parte anterior do pescoço, no famoso gogó, é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que regulam o metabolismo.

"A tireoide produz principalmente o T4 que será transformado dentro das células em T3, o hormônio ativo. O T3 se ligará a receptores no núcleo das células e incitará o funcionamento das mesmas. O T3 age em praticamente todos os órgãos, estimulando várias funções. Por exemplo, no coração, controla os batimentos cardíacos; no intestino, monitora o peristaltismo e a frequência de evacuações; e no cérebro, interfere na memória, no humor e em outras funções cognitivas", explica a endocrinologista Gisah Amaral de Carvalho, membro do departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

E quando a tireoide desacelera - problema conhecido como hipotireoidismo - todo o corpo fica preguiçoso. Com a diminuição no metabolismo geral, há uma verdadeira pane e, ainda, a tendência a engordar, que pode chegar a 10% do peso corporal. Mas, atenção! Segundo o endocrinologista Filippo Pedrinola, apesar do problema poder sim aumentar a silhueta, raramente a deficiência da tireoide leva à obesidade. O tratamento é feito por meio da reposição hormonal com levotiroxina, que deve ser ingerida diariamente em jejum.


A solução pode estar no seu prato
O principal nutriente para o bom funcionamento da tireoide é o iodo. A glândula utiliza este mineral - que pode ser ingerido na dieta - para a produção dos hormônios. "Uma dieta adequada fornece cerca de 150 microgramas (mcg) de iodo por dia, quantidade suficiente para uma adequada fabricação de T3 e T4", explica Gisah Amaral de Carvalho. Mas, ela alerta para o exagero. "Medicamentos, vitaminas ou alimentos com grande quantidade do mineral podem fornecer uma dose exagerada, o que pode atrapalhar o funcionamento da glândula." Vale lembrar, que com uma estratégia para suprir a necessidade de iodo pelas populações, diversos países, até mesmo o Brasil, adotam a iodação do sal para consumo. "Embora não se deva consumir sal em excesso, porque pode trazer prejuízos à saúde, o seu consumo moderado e diário é essencial para que a necessidade do mineral seja suprida", explica a nutróloga Regina Mestre, do RJ.

OUTROS PROBLEMAS

Mas, além do hipotireoidismo, que é a disfunção mais comum na glândula, há um outro distúrbio preocupante: o hipertireoidismo. A doença é caracterizada pela aceleração da tireoide, ou seja, pela produção excessiva de T3 e T4. Os sintomas mais comuns são insônia, taquicardia, irritabilidade, falta de concentração e, ao contrário do hipotireoidismo, perda abrupta de peso. O tratamento pode incluir a droga antitireoidiana.

Em casos severos pode-se recorrer ao iodo radioativo, que vai provocar a morte celular, e hipotireoidismo, o que resulta em reposição hormonal posteriormente. A recomendação cirúrgica é apenas para os casos graves. "As duas disfunções são geneticamente herdadas. Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo são doenças auto-imunes, ou seja, o indivíduo produz anticorpos contra a tireoide", explica Gisah.

No momento em que a produção de T3 e T4 fica muito baixa, a hipófise recebe a mensagem para produzir mais TSH, hormônio que vai estimular a fabricação dos dois primeiros. Mas quando os níveis de T3 e T4 aumentam, a hipófise é avisada para cessar a produção de TSH. É por essa razão que um dos exames sanguíneos que verificam o funcionamento da tireoide é o nível de TSH. Se estiver muito alto, o resultado aponta o hipotireoidismo. Porém, se estiver baixo, indica hipertireoidismo.

A tireoide também pode ter alteração anatômica, resultado da presença de nódulos ou do crescimento uniforme da glândula (bócio difuso). "Os nódulos são detectados ao exame clínico (apalpação do pescoço) em 4% a 7% da população e em 95% dos casos são benignos.", explica Gisah.


Fonte do artigo: Revista Viva Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Autora do Blog

Mãe! indignada com a injustiça, mas procura ter sensibilidade nas questões e decisões.Cientista da informação, Bibliotecária e especialista em Gestão Estratégica da informação pela UFMG. Designer em Comunicação Gráfica. Experiência em questões ambientais e sociais. Paixão por Ciência e Tecnologia. Colecionadora de brinquedos e livros; entusiasmada por cultivo de plantas medicinais e decoração. Simpatizante do Surf, e amante de uma boa comida!

Pense em algo que pode mudar o mundo, e coloque em prática!


Envie nos ou indique uma idéia, produto, serviço, empresa ou gente com uma história, atitude, ação, ou uma solução que não provoquem impactos negativos ao meio ambiente, às pessoas, à saúde e o bem-estar de todos nós meumundoamigo2009@gmail.com

Conheça as regras de envio no link Sobre MeuMundoAmigo

Movimento de Defesa aos Direitos Humanos e Meio Ambiente

www.mdduma.blogspot.com

Facebook

https://www.facebook.com/kellengp

Meu Mundo Amigo

Um jeito diferente de tratar questões ambientais e sociais, através de análises, comentários e críticas acerca de produtos, serviços, pessoas, tecnologias e processos mais vulneráveis aos impactos negativos ou positivos para o meio ambiente.

Quer ser um colaborador?

Conhece alguma empresa, produto, serviço ou processo que precisa ser melhorado para ser ecologicamente ou socialmente correto?

Envie-nos para que possamos colocá-lo e ser comentado no blog!

E-mail: meumundoamigo2009@gmail.com.br ou
preencha formulário de contato
Conheça mais sobre MeuMundoAmigo

Grande Abraço
Kellen

"Por que o importante é criarmos uma sociedade melhor para vivermos. Vamos estimular o mercado a nos oferecer boas práticas!"

Visitantes On-line

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP