Best Green Blogs



Na lista do Best Green Blogs!



Meu muito obrigada a todos que fizeram do meu sentimento algo único, motivador e inspirador para elaboração de novos conteúdos e posts que possam expressar todo meu amor e repeito por qualquer forma de vida em nosso planeta!



Saudações, e sejam bem vindos ao meu mundo amigo!



Kellen Guimarães



Leia mais...

Terrorismo em cima dos pobres (Crianças e mulheres grávidas) que estão acampados na porta da Prefeitura de Belo Horizonte

sábado, 2 de outubro de 2010

NOTA À IMPRENSA E À SOCIEDADE DE MG, DO BRASIL E DO MUNDO.



Terrorismo da Polícia Militar de MG, do governador Anastasia, e continua intransigência do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.

Informe do 3º dia acampamento dos Sem-teto na porta principal da Prefeitura de Belo Horizonte – PBH -, na Av. Afonso Pena.


Comandante-Geral da Polícia Militar colocou ROTAM para tentar expulsar os Acampados Sem-teto ontem à noite da porta da Prefeitura de Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mais de 400 representantes das ocupações-comunidades Dandara, Camilo Torres, Irmã Dorothy e Torres Gêmeas continuam acampados na porta principal da Prefeitura de Belo Horizonte - PBH -, capital de Minas Gerais, desde o dia 29/09/2010, às 8:00h, quando a Guarda Municipal da capital mineira agiu com truculência e agrediu várias pessoas, inclusive idosos, mulheres e crianças. “Se a guarda estivesse armada, teria matado pessoas, pois o conflito e a agressividade da polícia do prefeito Márcio Lacerda foram um absurdo”, afirmou Júnior, da Comunidade Dandara.



Ontem à noite, quinta-feira, dia 30/09/2010, por volta das 20:30h, a Polícia Militar, setor ROTAM, cercou o Acampamento dos Sem-teto com um enxame de viaturas e colocou dezenas de policiais militares em posição de ataque na frente do Acampamento. A tensão foi muito grande. As mais de 400 pessoas gritavam gritos de luta, enquanto uma Comissão do Acampamento tentava negociar com o comando militar da operação. Às pressas, foi divulgado RELEASE à imprensa sobre o cerco Policial. Apoiadores foram chamados às pressas ao Acampamento. “Num piscar de olhos”, chegaram ao Acampamento uma série de apoiadores: o presidente da Comissão dos Direito Humanos da OAB/MG, Dr. William Santos, membros do CONEDH[1], parlamentares que apoiam as reivindicações dos acampados, padres, freis, freiras, advogados, estudantes, membros de Pastorais Sociais, militantes da Via Campesina e de movimentos sociais etc.
A Polícia só recuou da decisão de expulsar com a força das armas o povo do Acampamento com a condição de que a grande lona preta que cobria os acampados fosse retirada. O comandante alegou que o prédio da prefeitura é tombado e que a lona preta estava tornando feio o prédio. Perguntamos: tratar caso social e político como caso de polícia não torna feia a cidade de Belo Horizonte, que é, segundo a ONU, a 13ª cidade mais desigual do mundo?
Mas a lona foi retirada. O grande aparato militar foi embora. Ficaram um número menor de policiais e uma infinidade de guardas municipais. Uma celebração religiosa ecumênica foi realizada. Textos bíblicos foram ouvidos, cantos de luta foram entoados, apoiadores se manifestaram. Todos foram abençoados e com um Pai Nosso a celebração foi encerrada na certeza de que o Deus da vida está no (meio do) povo que luta.

Sem a lona preta, os acampados passaram a noite ao relento, sob o sereno e a chuvinha que caiu à noite. A guarda municipal continua provocando os acampados. Imagina o sofrimento de crianças, idosos, mulheres e de todos que estão no Acampamento há 3 dias. Mas todos dizem: “Melhor sofrer na luta do que viver humilhado a vida toda morrendo aos poucos. Na luta, estamos construindo uma cidade e uma sociedade onde caibam todos.”
Atenção: Veja o que faz a ROTAM - Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas -, a polícia que foi ao Acampamento para tentar expulsar os acampados:

Segundo o próprio site da Polícia Militar, a ROTAM combate a macrocriminalidade pesada, atua em locais de elevado índice de criminalidade, repressão a assaltos a estabelecimentos bancários, escolta de presos perigosos ou de valores de monta incomum. É o carro chefe do Batalhão de Polícia de Choque. A ROTAM é uma força de manobra tática do Comandante-Geral da Polícia Militar - e atua em todo e qualquer ponto do Estado, quando requisitado pelas Unidades do interior e ainda dá suporte às demais Unidades da Capital quando as ocorrências de violência chegam ao extremo. Tem como missão principal a prevenção e combate a criminalidade violenta e o atendimento de ocorrência de alta complexidade. Uma tropa de elite de grande mobilidade e agilidade, responsável pelo combate ao crime pesado. Assim é definido o BATALHÃO DE RONDAS TÁTICAS METROPOLITANAS - ROTAM.



É horripilante descobrir que o Comando Geral da PM do governador de Minas, Antonio Anastasia, enviou a ROTAM, na calada da noite, para tentar aterrorizar pobres que, com fé em Deus e de forma organizada e pacífica, estão reivindicando apenas o que prescrevem a Bíblia e a Constituição Federal: moradia para todos e respeito à dignidade humana. Isso é criminilizar os pobres que não baixam a cabeça diante de políticos que (dês)governam a sociedade.

Atenção! É muito GRAVE o seguinte: O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, continuam intransigentes e não se prontificaram a abrir uma mesa de diálogo que evite os despejos já anunciados para após as eleições, que respeite as 1.400 famílias marginalizadas das comunidades Dandara, Camilo Torres, Irmã Dorothy e Torres Gêmeas que já construíram 1.100 casas populares em autoconstrução e em mutirão em terrenos que não cumpriam sua função social há décadas. As ordens de despejos emanadas pelo Tribunal de Justiça de Minas não são justas e nem legítimas. Se o Governador de Minas Gerais autorizar a realização dos despejos das comunidades, em epígrafe, estarão autorizando massacres em Belo Horizonte.

As 1.400 famílias de Dandara, Camilo Torres, Irmã Dorothy e Torres Gêmeas continuarão obstinadas na luta até que uma mesa de negociação seja constituída e que o fantasma dos despejos sejam exorcizados. Na mesa de negociação devem estar: prefeitura de Belo Horizonte, Governo Estadual, Governo Federal (Ministério das Cidades, que, aliás, já sinalizou que tem dinheiro e interesse em encaminhar as reivindicações das comunidades, acima referidas; Caixa Econômica Federal), Ministérios Público estadual e federal, Defensoria Pública, Rede de apoio às comunidades, Brigadas Populares e representantes das Comunidades Dandara, Camilo Torres, Irmã Dorothy e Torres Gêmeas.

Obs.: Recordamos que MORADIA é um DIREITO GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL – CF/88. O ART 6º da CF/88 diz: "São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, ...,na forma desta Constituição". ART 1º inciso III da CF/88 reza: "A República Federativa do Brasil tem como fundamentos: a dignidade da pessoa humana.
Exigimos O CUMPRIMENTO DO ART 1º INC.III COMBINADO COM O CAPUT. DO ART 6º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. EXIGIIMOS O CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO JÁ!!!

Contatos:
Joviano (31) 8815-4120/9708-4830/8533-3363/8525-8138/9836-3450
Frei Gilvander Moreira, cel.: 31 9296 3040.Irmã Rosário, cel.: 31 9241 9092

Para maiores informações, consulte também www.ocupacaodandara.blogspot.com

[1] Conselho Estadual dos Direitos Humanos.

Um abraço terno. Gilvander Moreira, frei Carmelita.
e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br
www.gilvander.org.br
www.twitter.com/gilvanderluis
skype: gilvander.moreira

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Autora do Blog

Mãe! indignada com a injustiça, mas procura ter sensibilidade nas questões e decisões.Cientista da informação, Bibliotecária e especialista em Gestão Estratégica da informação pela UFMG. Designer em Comunicação Gráfica. Experiência em questões ambientais e sociais. Paixão por Ciência e Tecnologia. Colecionadora de brinquedos e livros; entusiasmada por cultivo de plantas medicinais e decoração. Simpatizante do Surf, e amante de uma boa comida!

Pense em algo que pode mudar o mundo, e coloque em prática!


Envie nos ou indique uma idéia, produto, serviço, empresa ou gente com uma história, atitude, ação, ou uma solução que não provoquem impactos negativos ao meio ambiente, às pessoas, à saúde e o bem-estar de todos nós meumundoamigo2009@gmail.com

Conheça as regras de envio no link Sobre MeuMundoAmigo

Movimento de Defesa aos Direitos Humanos e Meio Ambiente

www.mdduma.blogspot.com

Facebook

https://www.facebook.com/kellengp

Meu Mundo Amigo

Um jeito diferente de tratar questões ambientais e sociais, através de análises, comentários e críticas acerca de produtos, serviços, pessoas, tecnologias e processos mais vulneráveis aos impactos negativos ou positivos para o meio ambiente.

Quer ser um colaborador?

Conhece alguma empresa, produto, serviço ou processo que precisa ser melhorado para ser ecologicamente ou socialmente correto?

Envie-nos para que possamos colocá-lo e ser comentado no blog!

E-mail: meumundoamigo2009@gmail.com.br ou
preencha formulário de contato
Conheça mais sobre MeuMundoAmigo

Grande Abraço
Kellen

"Por que o importante é criarmos uma sociedade melhor para vivermos. Vamos estimular o mercado a nos oferecer boas práticas!"

Visitantes On-line

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP