Estranho aumento de casos de câncer em bairro de Belo Horizonte/ MG/Brasil
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Empresa incineradora de lixo hospitalar instalada próxima a residências há mais de cinco anos pode ser a responsável pelo aumento de suspeitas e casos confirmados de câncer no bairro Camargos, região noroeste de belo Horizonte/MG.

Caso real: Nos anos 90, a americana Erin Brockovich trabalhava num escritório de advocacia, como arquivista, quando se interessou pelo caso de uma empresa de eletricidade cujos dejetos estavam contaminando com substâncias tóxicas a água de uma pequena cidade da Califórnia. Durante cinco anos, ela visitou diariamente as famílias que viviam na cidadezinha, acompanhando os casos de envenenamento e reunindo provas para abrir uma ação judicial contra a companhia.
Fonte: VEJA ON LINE.
Lembram da luta da comunidade do bairro Camargos junto aos órgãos públicos, movimentos, ONGs, mídia, comunidade científica e acadêmica para paralisar as atividades da empresa SERQUIP tratamento de resíduos Ltda?

Foto retirada por moradores em 2008.
Após a retirada da SERQUIP do bairro em 2009, principalmente, na população do entorno, em cada rua ou quarteirão aparecem novos casos e suspeitas de pessoas com câncer, e outros males graves relacionados. Infelizmente o desfecho de muitos tem sido fatais.
As alegações do movimento formado na comunidade contra as atividades da empresa se tornam mais evidentes e fortes, conforme o aumento de número de casos.
O que para alguns parecia falso alarme, a cada dia tem se tornado um drama real a La filme Erin Brockovich protagonizado por Julia Roberts.
A argumentação focal era de que, segundo dados científicos, o processo de incineração de resíduos é perigoso, podendo gerar substâncias extremante tóxicas à saúde humana e ao meio ambiente, como a tão temida dioxina, poluente orgânico persistente altamente cancerígeno, fora inúmeros metais pesados eliminados na atmosfera.
Cabe agora aos órgãos públicos responsáveis investigar melhor os casos, tomando medidas preventivas e emergenciais, como um estudo epistemológico e exames específicos das pessoas da região, principalmente os grupos de risco, dentre crianças e idosos, e as potencialmente afetadas. Como também, a possível contaminação dos lençóis freáticos, fauna e flora local.
Movimentos e Instituições de apoio:
MDDUMA – Movimento de Direitos Humanos e ao Meio Ambiente do bairro Camargos e adjacências; ACPO – Associação de Combate aos Poluentes Orgânicos Persistentes de São Paulo; ONG Internacional GAIA e NO BURN; Comissão Pastoral da Terra, Movimento Capão Xavier Vivo; MTD – Movimento dos Trabalhadores Desempregados; Assembléia Popular; Rede Brasileira de Justiça Ambiental, ONG ODESC de Barroso; Eco ação de Santa Catarina; RENAP – Rede Nacional de Advogados Populares;
Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Defensoria Pública, Grupo Gesta da UFMG; Jornal Santa Maria local, Associação Comunitária do Bairro Camargos, dentre várias igrejas locais.
Mais Informações sobre o movimento: http://www.mdduma@blogspot.com
Carta Aberta à população de Belo horizonte (2008):Fonte: http://mdduma.blogspot.com/2008_10_14_archive.html
INCINERAÇÃO E SAÚDE HUMANA: Estudo do Conhecimento Sobre os Impactos da Incineração na Saúde Humana
Fonte: http://www.greenpeace.org.br/toxicos/pdf/sumario_exec_health.pdf
Assunto na mídia:
Fonte: http://mdduma.blogspot.com/2009/06/camargos-na-midia-nacional.html
3 comentários:
Bons objetivos os das suas páginas.
Gostei muito, menina!!!
Oi visite o meu site de design ecologico, colocarei um link lá para você, abraço.
Passando para prestigiar seu espaço e deixar um abraço
Postar um comentário