Best Green Blogs



Na lista do Best Green Blogs!



Meu muito obrigada a todos que fizeram do meu sentimento algo único, motivador e inspirador para elaboração de novos conteúdos e posts que possam expressar todo meu amor e repeito por qualquer forma de vida em nosso planeta!



Saudações, e sejam bem vindos ao meu mundo amigo!



Kellen Guimarães



Leia mais...

Estranho aumento de casos de câncer em bairro de Belo Horizonte/ MG/Brasil

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Empresa incineradora de lixo hospitalar instalada próxima a residências há mais de cinco anos pode ser a responsável pelo aumento de suspeitas e casos confirmados de câncer no bairro Camargos, região noroeste de belo Horizonte/MG.

Cena do filme Erin Brockvich.
Caso real: Nos anos 90, a americana Erin Brockovich trabalhava num escritório de advocacia, como arquivista, quando se interessou pelo caso de uma empresa de eletricidade cujos dejetos estavam contaminando com substâncias tóxicas a água de uma pequena cidade da Califórnia. Durante cinco anos, ela visitou diariamente as famílias que viviam na cidadezinha, acompanhando os casos de envenenamento e reunindo provas para abrir uma ação judicial contra a companhia.
Fonte: VEJA ON LINE.

Lembram da luta da comunidade do bairro Camargos junto aos órgãos públicos, movimentos, ONGs, mídia, comunidade científica e acadêmica para paralisar as atividades da empresa SERQUIP tratamento de resíduos Ltda?



Foto retirada por moradores em 2008.

Após a retirada da SERQUIP do bairro em 2009, principalmente, na população do entorno, em cada rua ou quarteirão aparecem novos casos e suspeitas de pessoas com câncer, e outros males graves relacionados. Infelizmente o desfecho de muitos tem sido fatais.

As alegações do movimento formado na comunidade contra as atividades da empresa se tornam mais evidentes e fortes, conforme o aumento de número de casos.
O que para alguns parecia falso alarme, a cada dia tem se tornado um drama real a La filme Erin Brockovich protagonizado por Julia Roberts.

A argumentação focal era de que, segundo dados científicos, o processo de incineração de resíduos é perigoso, podendo gerar substâncias extremante tóxicas à saúde humana e ao meio ambiente, como a tão temida dioxina, poluente orgânico persistente altamente cancerígeno, fora inúmeros metais pesados eliminados na atmosfera.

Cabe agora aos órgãos públicos responsáveis investigar melhor os casos, tomando medidas preventivas e emergenciais, como um estudo epistemológico e exames específicos das pessoas da região, principalmente os grupos de risco, dentre crianças e idosos, e as potencialmente afetadas. Como também, a possível contaminação dos lençóis freáticos, fauna e flora local.


Movimentos e Instituições de apoio:

MDDUMA – Movimento de Direitos Humanos e ao Meio Ambiente do bairro Camargos e adjacências; ACPO – Associação de Combate aos Poluentes Orgânicos Persistentes de São Paulo; ONG Internacional GAIA e NO BURN; Comissão Pastoral da Terra, Movimento Capão Xavier Vivo; MTD – Movimento dos Trabalhadores Desempregados; Assembléia Popular; Rede Brasileira de Justiça Ambiental, ONG ODESC de Barroso; Eco ação de Santa Catarina; RENAP – Rede Nacional de Advogados Populares;
Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Defensoria Pública, Grupo Gesta da UFMG; Jornal Santa Maria local, Associação Comunitária do Bairro Camargos, dentre várias igrejas locais.

Mais Informações sobre o movimento: http://www.mdduma@blogspot.com

Carta Aberta à população de Belo horizonte (2008):Fonte: http://mdduma.blogspot.com/2008_10_14_archive.html

INCINERAÇÃO E SAÚDE HUMANA: Estudo do Conhecimento Sobre os Impactos da Incineração na Saúde Humana
Fonte: http://www.greenpeace.org.br/toxicos/pdf/sumario_exec_health.pdf

Assunto na mídia:
Fonte: http://mdduma.blogspot.com/2009/06/camargos-na-midia-nacional.html

3 comentários:

Penélope 1 de janeiro de 2011 às 06:06  

Bons objetivos os das suas páginas.
Gostei muito, menina!!!

maduca 23 de fevereiro de 2011 às 15:27  

Oi visite o meu site de design ecologico, colocarei um link lá para você, abraço.

Penélope 28 de abril de 2011 às 09:08  

Passando para prestigiar seu espaço e deixar um abraço

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Autora do Blog

Mãe! indignada com a injustiça, mas procura ter sensibilidade nas questões e decisões.Cientista da informação, Bibliotecária e especialista em Gestão Estratégica da informação pela UFMG. Designer em Comunicação Gráfica. Experiência em questões ambientais e sociais. Paixão por Ciência e Tecnologia. Colecionadora de brinquedos e livros; entusiasmada por cultivo de plantas medicinais e decoração. Simpatizante do Surf, e amante de uma boa comida!

Pense em algo que pode mudar o mundo, e coloque em prática!


Envie nos ou indique uma idéia, produto, serviço, empresa ou gente com uma história, atitude, ação, ou uma solução que não provoquem impactos negativos ao meio ambiente, às pessoas, à saúde e o bem-estar de todos nós meumundoamigo2009@gmail.com

Conheça as regras de envio no link Sobre MeuMundoAmigo

Movimento de Defesa aos Direitos Humanos e Meio Ambiente

www.mdduma.blogspot.com

Facebook

https://www.facebook.com/kellengp

Meu Mundo Amigo

Um jeito diferente de tratar questões ambientais e sociais, através de análises, comentários e críticas acerca de produtos, serviços, pessoas, tecnologias e processos mais vulneráveis aos impactos negativos ou positivos para o meio ambiente.

Quer ser um colaborador?

Conhece alguma empresa, produto, serviço ou processo que precisa ser melhorado para ser ecologicamente ou socialmente correto?

Envie-nos para que possamos colocá-lo e ser comentado no blog!

E-mail: meumundoamigo2009@gmail.com.br ou
preencha formulário de contato
Conheça mais sobre MeuMundoAmigo

Grande Abraço
Kellen

"Por que o importante é criarmos uma sociedade melhor para vivermos. Vamos estimular o mercado a nos oferecer boas práticas!"

Visitantes On-line

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP