Best Green Blogs



Na lista do Best Green Blogs!



Meu muito obrigada a todos que fizeram do meu sentimento algo único, motivador e inspirador para elaboração de novos conteúdos e posts que possam expressar todo meu amor e repeito por qualquer forma de vida em nosso planeta!



Saudações, e sejam bem vindos ao meu mundo amigo!



Kellen Guimarães



Leia mais...

Cereais integrais: Dez perguntas e respostas sobre o seu consumo

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Os cereais integrais de pequeno-almoço são uma opção saudável para todos os que querem ter um estilo de vida saudável. Indicados para toda a família, importa perceber por que motivo os nutricionistas os recomendam na primeira refeição do dia. Conheça os seus benefícios nutricionais e faça uma escolha saudável.

1- Quais as vantagens de ingerir cereais ao pequeno-almoço?

Os cereais de pequeno-almoço constituem uma refeição prática, nutritiva e saudável, pois fornecem os nutrientes essenciais como as fibras alimentares, as vitaminas e os minerais. Por outro lado, estes cereais asseguram uma ingestão de cálcio adequado, incentivando o consumo de leite/iogurte, que pode ainda ser complementado com a adição de fruta. A sua ingestão diária fornece ainda uma mistura complexa de hidratos de carbono, simples (açúcares) e complexos (amido) que, no seu conjunto, fornecem a energia necessária para começar bem a manhã.

2 – Por que é que nem todos os cereais são integrais?

No método de industrialização alimentar, os cereais são submetidos a processos de refinação. Este momento implica a perda das principais características nutritivas dos grãos - trigo, centeio, cevada, arroz e milho -, nomeadamente as fibras alimentares, algumas vitaminas e minerais. A única forma de garantir a ingestão destes nutrientes essenciais será o consumo diário dos cereais integrais, já que são um alimento mais completo e nutritivo do que os cereais refinados.

3 – Quais são os benefícios dos cereais integrais?

Os cereais integrais estão na base de uma alimentação saudável pois fornecem fibras alimentares, vitaminas e minerais, ou seja, nutrientes cada vez menos ingeridos nas nossas refeições e que são essenciais ao bom funcionamento do organismo. Este alimento é importante ainda para garantir os níveis de energia e vitalidade, ao mesmo tempo que ajudam a diminuir a sensação de cansaço. Vários estudos indicam que as dietas ricas em cereais integrais podem ajudar a reduzir os níveis de mau colesterol no sangue, um factor de risco da doença cardíaca. A sua composição nutricional parece também interferir positivamente ao nível da diabetes e alguns tipos de cancro. Por fim, existem evidências científicas que reforçam os impactos positivos do consumo dos cereais integrais na regulação do peso.

4 - Por que motivo as fibras alimentares são importantes na alimentação?

Uma dieta rica em fibras desempenha um importante papel para o bom funcionamento digestivo, ao mesmo tempo que reduz a absorção de gorduras e colesterol no intestino. As fibras existem nos cereais, nos vegetais, nas frutas e nas leguminosas. Para além de ajudarem a manter o sistema cardiovascular e o aparelho digestivo saudáveis, as fibras alimentares garantem ainda a sensação de saciedade, um aliado para quem se preocupa com manter o peso.

5 – De que forma os cereais ajudam a garantir a saúde do coração?

Naturalmente com um baixo teor de gordura, os únicos lípidos que poderão existir derivam directamente do grão e, por isso, tratar-se-á de gordura essencialmente insaturada. Por outro lado, as fibras alimentares, tanto as solúveis (que reduzem o colesterol) como as insolúveis (essenciais para proteger o sistema digestivo), colocam este alimento entre os que potenciam uma dieta saudável para o coração. Os cereais integrais contêm ainda antioxidantes, fitonutrientes, vitaminas e minerais que protegem o sistema cardiovascular.

6 – De que forma os cereais integrais podem ajudam a controlar a diabetes?

Estudos ainda a decorrer, demonstram que os cereais integrais podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, pois ajudam a evitar os picos de glicemia (hiperglicémia), um factor de risco para o desenvolvimento da doença.

7 – Os cereais integrais têm fitonutrientes?

Sim. Estas substâncias, também conhecidas por fitoquímicos, são naturais na composição das plantas, já que fazem parte integrante do seu sistema imunitário (protegem-nas contra as bactérias, vírus ou fungos). Os especialistas acreditam que estas substâncias podem ajudar a reforçar as nossas defesas naturais contra algumas doenças crónicas. Os fitonutrientes dos cereais integrais incluem: fitoestrogéneos, ácido fítico, inibidores de enzimas e compostos fenólicos.

8 – Qual a dose adequada de cereais que deve ser ingerida?

Em Portugal recomenda-se a ingestão diária de quatro a 11 porções de cereais e derivados que deverão constituir a base energética da alimentação. Em relação aos cereais integrais e tendo em conta os seus inúmeros benefícios, as entidades internacionais recomendam a ingestão diária de 2-3 porções.

9 – É verdade que os cereais têm açúcar e sal? De que forma prejudicam a minha saúde?

De facto, os cereais de pequeno-almoço contêm duas tipologias de sal, uma parte que corresponde à matéria prima em si, e o restante que é adicionado para garantir o sabor. Há muito que a indústria produtora de cereais tem vindo a reduzir a quantidade de sal adicionado durante o processo de fabrico. Actualmente, esse teor representa uma contribuição mínima para a ingestão diária de sal. Importa ainda lembrar que o sal não representa qualquer factor de risco para a obesidade. Quanto ao açúcar, também aqui, é adicionado para que os cereais sejam saborosos e constituam uma refeição saborosa e fácil de ingerir, mesmo para quem não tem apetite de manhã. É importante lembrar que o açúcar quando ingerido numa refeição complexa, complementada por outros nutrientes como o amido, as fibras e as proteínas, é metabolizado mais lentamente pelo organismo, evitando os picos de glicemia que ocorrem sempre que o açúcar é ingerido isoladamente. Os cereais de pequeno-almoço apresentam uma elevada densidade nutricional, ou seja, são muito ricos em nutrientes essenciais, fornecendo proporcionalmente poucas calorias.

10 – Os cereais contribuem para o aumento da obesidade no mundo?

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e fornece um importante aporte nutricional. Para além de evitar a fraqueza e a quebra de rendimento físico e intelectual durante a manhã, ajuda também a reduzir o apetite para a próxima refeição, contribuindo para uma distribuição alimentar e calórica mais saudável e equilibrada. A composição nutricional dos cereais – baixo teor de gordura, fonte de fibras, vitaminas e minerais – faz deste alimento uma opção saudável e nutricionalmente completa. O consumo de cereais ao pequeno-almoço também tem um papel importante no controlo do peso, ajudando-o a manter-se saciado, evitando o “petiscar”. Inúmeros estudos reforçam mesmo que as pessoas que comem regularmente cereais conseguem manter o peso, ao contrário das que não consomem cereais. Importa referir que, de todos os estudos científicos realizados, não há qualquer evidência que associe o consumo de determinado(s) nutriente(s), açúcar ou outros, com o aparecimento da obesidade. Já pelo contrário, tem sido possível concluir que saltar refeições durante o dia e, principalmente, omitir o pequeno-almoço são factores de risco para um peso desadequado.

Considera-se 1 porção de cereais integrais:

- 2 colheres de sopa de arroz integral cozido

- 3 colheres de sopa de massa integral

- 2 biscoitos ou três colheres cheias de cereais integrais

- 3-4 bolos de arroz integral pequenos ou bolachas integrais

- 1 fatia média de pão integral

Fonte: Ana Leonor Perdigão – Nutricionista

SSD

16 de Novembro de 2007

Fonte do artigo:
http://saude.sapo.pt/artigos/?id=896884&bc=4P

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Autora do Blog

Mãe! indignada com a injustiça, mas procura ter sensibilidade nas questões e decisões.Cientista da informação, Bibliotecária e especialista em Gestão Estratégica da informação pela UFMG. Designer em Comunicação Gráfica. Experiência em questões ambientais e sociais. Paixão por Ciência e Tecnologia. Colecionadora de brinquedos e livros; entusiasmada por cultivo de plantas medicinais e decoração. Simpatizante do Surf, e amante de uma boa comida!

Pense em algo que pode mudar o mundo, e coloque em prática!


Envie nos ou indique uma idéia, produto, serviço, empresa ou gente com uma história, atitude, ação, ou uma solução que não provoquem impactos negativos ao meio ambiente, às pessoas, à saúde e o bem-estar de todos nós meumundoamigo2009@gmail.com

Conheça as regras de envio no link Sobre MeuMundoAmigo

Movimento de Defesa aos Direitos Humanos e Meio Ambiente

www.mdduma.blogspot.com

Facebook

https://www.facebook.com/kellengp

Meu Mundo Amigo

Um jeito diferente de tratar questões ambientais e sociais, através de análises, comentários e críticas acerca de produtos, serviços, pessoas, tecnologias e processos mais vulneráveis aos impactos negativos ou positivos para o meio ambiente.

Quer ser um colaborador?

Conhece alguma empresa, produto, serviço ou processo que precisa ser melhorado para ser ecologicamente ou socialmente correto?

Envie-nos para que possamos colocá-lo e ser comentado no blog!

E-mail: meumundoamigo2009@gmail.com.br ou
preencha formulário de contato
Conheça mais sobre MeuMundoAmigo

Grande Abraço
Kellen

"Por que o importante é criarmos uma sociedade melhor para vivermos. Vamos estimular o mercado a nos oferecer boas práticas!"

Visitantes On-line

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP