Best Green Blogs



Na lista do Best Green Blogs!



Meu muito obrigada a todos que fizeram do meu sentimento algo único, motivador e inspirador para elaboração de novos conteúdos e posts que possam expressar todo meu amor e repeito por qualquer forma de vida em nosso planeta!



Saudações, e sejam bem vindos ao meu mundo amigo!



Kellen Guimarães



Leia mais...

Estrutura dos Cereais

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Os seres humanos evoluíram com os cereais. A nossa estrutura biológica e particularmente a estrutura dentária e intestinal mostram que os cereais são o alimento por excelência da espécie humana: temos 32 dentes, dos quais 20 são molares (concebidos para moer grãos), 8 são incisivos (para cortar fibra vegetal) e 4 são caninos (para cortar fibra animal); os nossos intestinos são relativamente longos, muito maiores do que os intestinos de um animal carnívoro e mais pequenos do que um herbívoro e têm uma estrutura adequada para digerir particularmente a fibra dos cereais.

O grão de cereal integral é composto por gérmen, no interior do grão, que contém vitaminas B e E, e antioxidantes; endosperma, tecido nutritivo que fornece glícidos e proteínas; e farelo, que conserva intacta a camada externa do grão e que é rico em fibra, vitaminas B e minerais.

O que distingue os cereais integrais é o facto de as três partes que compõem o respectivo grão se manterem intactas. No processo de refinação dos cereais, só o endosperma se mantém intacto, sendo removidos o gérmen e o farelo, pelo que se perdem grande parte dos nutrientes essenciais, com o consequente empobrecimento do seu valor alimentar. Por isso, o valor dos cereais apenas atinge a sua plenitude nos cereais integrais biológicos (isentos de pesticidas e de manipulações genéticas).

Estudos realizados concluem que a associação das fibras com os minerais, as vitaminas e os glícidos nos cereais integrais torna-os essenciais para o regular desempenho do aparelho digestivo, e para o controlo da tensão arterial e dos níveis de açúcar no sangue. O consumo regular de cereais integrais terá, pois, também benefícios para a redução do risco de doenças cardiovasculares e na acção preventiva contra o cancro e a diabetes, entre outras doenças.

Seguidamente, abordaremos as características, usos e benefícios dos cereais mais usados na alimentação humana.

Publicado por Vitorino às junho 22, 2005 05:42 PM
Fonte: http://biorege.weblog.com.pt/arquivo/2005/06/cereais.html

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Autora do Blog

Mãe! indignada com a injustiça, mas procura ter sensibilidade nas questões e decisões.Cientista da informação, Bibliotecária e especialista em Gestão Estratégica da informação pela UFMG. Designer em Comunicação Gráfica. Experiência em questões ambientais e sociais. Paixão por Ciência e Tecnologia. Colecionadora de brinquedos e livros; entusiasmada por cultivo de plantas medicinais e decoração. Simpatizante do Surf, e amante de uma boa comida!

Pense em algo que pode mudar o mundo, e coloque em prática!


Envie nos ou indique uma idéia, produto, serviço, empresa ou gente com uma história, atitude, ação, ou uma solução que não provoquem impactos negativos ao meio ambiente, às pessoas, à saúde e o bem-estar de todos nós meumundoamigo2009@gmail.com

Conheça as regras de envio no link Sobre MeuMundoAmigo

Movimento de Defesa aos Direitos Humanos e Meio Ambiente

www.mdduma.blogspot.com

Facebook

https://www.facebook.com/kellengp

Meu Mundo Amigo

Um jeito diferente de tratar questões ambientais e sociais, através de análises, comentários e críticas acerca de produtos, serviços, pessoas, tecnologias e processos mais vulneráveis aos impactos negativos ou positivos para o meio ambiente.

Quer ser um colaborador?

Conhece alguma empresa, produto, serviço ou processo que precisa ser melhorado para ser ecologicamente ou socialmente correto?

Envie-nos para que possamos colocá-lo e ser comentado no blog!

E-mail: meumundoamigo2009@gmail.com.br ou
preencha formulário de contato
Conheça mais sobre MeuMundoAmigo

Grande Abraço
Kellen

"Por que o importante é criarmos uma sociedade melhor para vivermos. Vamos estimular o mercado a nos oferecer boas práticas!"

Visitantes On-line

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP