Best Green Blogs



Na lista do Best Green Blogs!



Meu muito obrigada a todos que fizeram do meu sentimento algo único, motivador e inspirador para elaboração de novos conteúdos e posts que possam expressar todo meu amor e repeito por qualquer forma de vida em nosso planeta!



Saudações, e sejam bem vindos ao meu mundo amigo!



Kellen Guimarães



Leia mais...

Conheça o documentário chocante "Ouro de Sangue": luta pela vida em Paracatu/MG/Brasil

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Por Kellen Guimarães
Fonte da imagem: National Geographic Brasil

Ouro de Sangue: documentário sobre os impactos sócioambientais causados pela atividade de mineração de ouro em Paracatu/MG



Quando recebi o link Blood Stained Gold , documentário sobre Paracatu, cidade de Minas Gerais, fiquei chocada ao ver como o poder econômico passa um rolo compressor em cima de vidas humanas e ao próprio ecossistema em troca de ambições financeiras e políticas.
A agressão aos Direitos humanos e ao meio Ambiente é escancarada, sem o mínimo respeito e dignidade.

O mais triste é que essa prática não é nova, e vem acontecendo com muitas populações locais de várias cidades, não só no Brasil, como no mundo. O poder público, principalmente, as leis ambientais no que diz respeito à obtenção de licença e operação de atividades poluidoras são fornecidas às empresas sem mínimo critério e cuidado com o Estudo de Impacto Ambiental - chamado EIA-RIMA.



Normalmente, empresas com potencial poluidor se hospedam próximas aos centros urbanos onde possam usufruir de uma infraestrutura já instalada, como rede fluvial, energia elétrica, asfalto, transporte, vias de trânsito rápido, e dentre outras facilidades. Tudo para economizarem tempo e recurso, pois o objetivo é lucro a jato, e se esquecem das pessoas que residem no entorno. Os idosos, crianças e pessoas com a saúde já debilitada são os primeiros a sentir os impactos negativos.

A empresa Rhodia em Cubatão foi exemplo seríssimo dessa negligência pública. Vários empregados foram contaminados com Poluentes Orgânicos Persistentes, os chamados POPs. Substâncias químicas altamente perigosas ao organismo humano, e alto poder de contaminar o meio ambiente, banidas pela Convenção de Estocolmo.

Recentemente, o caso do bairro Camargos, em Belo Horizonte/MG. A comunidade sofreu, desde 2003, com a atividade de incineração de lixo hospitalar da empresa SERQUIP. Segundo a Resolução do Conama nº 216, atividade de alta periculosidade não podendo ser instalada próxima às residências humanas. Com muita luta e sofrimento, a comunidade se uniu e conseguiu o embargo das atividades da empresa em 2009.

É um absurdo pensar que em plena fase de calamidades ambientais ainda grande parte das pessoas civis e poder público vivem só para o presente. O pensar sustentável deveria ser um ato de instinto de sobrevivência para as futuras gerações.

Segundo informações dispostas no blog Blood Stained Gold, Ouro de Sangue foi um documentário que procurou registrar e disponibilizar informações acerca do sofrimento vivido pela população de Paracatu/MG. Além do vídeo, o site disponibiliza em texto, a história da cidade e como tudo começou, e vários depoimentos de pessoas que viveram na pele os estragos sócio-ambientais decorrentes da poluição das atividades de mineração de ouro.

O documentário está disponível no blog http://www.bloodstainedgold.blogspot.com/, pois não há vídeo no youtube para colocá-lo na integra neste post. Vale a pena conferir, pois é chocante as feridas e os rastros de tristeza que a atividade de mineração deixou na cidade.

"Ouro de sangue é um documentário que aborda as consequências sócioambientais decorrentes das atividades de mineração de ouro desenvolvidas em Paracatu (MG) desde o ano de 1987. O grupo industrial canadense que atua na cidade iniciou em 2007 – sob a aprovação dos órgãos ambientais legalmente responsáveis – um projeto de expansão para mais 30 anos de exploração da mina. O que sobra para os paracatuenses são enormes feridas abertas pelas lavras a céu aberto e em perímetro urbano, poeira tóxica, populações tradicionais enfermas e em franca desintegração. Imagens e depoimentos de arquivo - originalmente captados em película e super-VHS – alternam-se durante todo o filme com imagens e depoimentos atuais, em formato miniDV. Além daqueles que moram em área limítrofe à mineradora e sofrem mais diretamente os problemas em questão, há também os depoimentos de um diretor da empresa, um geólogo, um médico/cientista e um Procurador de Justiça Criminal pelo estado de Goiás". (Sinopse por Silveira).
Fonte: http://www.bloodstainedgold.blogspot.com/, acesso em 13 de janeiro de 2010.

Informações técnicas do documentário em vídeo:

OURO DE SANGUE – Vídeo-documentário de 43’:38”
Direção
de Sandro Neiva e Alessandro
Entrevista, Narração, Roteiro e Montagem SANDRO NEIVA
Direção de Fotografia ALESSANDRO SILVEIRA
Direção de Arte WALESCKA MARTINS Edição e
Finalização DHIEGO SANTANA
Imagens de Arquivo e Entrevistas antigas ALESSANDRO SILVEIRA Iluminação ARCANJO DANIEL FONSECA
Produção FÁBIO CASTRO RAMOS ARCANJO DANIEL FONSECA
Trailer MARCOS COSTA
Fotografia de Still MOACIR GUERINO
Trilha Sonora
A Missa da Terra Sem Males Concierto de Aranjuez – Adágio Type Of Negative Amorphis Murro no Olho Imagens Adicionais The Corporation – documentário de Marck Achbar, Jennifer Abbot e Joel Bakan Fotos do Museu Histórico Municipal de Paracatu e do Arquivo Público de Paracatu Direção Geral SANDRO NEIVA Sandro Neiva & Alessandro Silveira 2008 – 43:38 MIN – COR

Veja abaixo trilha sonora do documentário "Ouro de Sangue" Murro no Olho - DF



Fonte do vídeo: Youtube por Paulim Henrique G. Souza
Fonte das informações: Blood Stained Gold
Documentário disponível no blog Blood Stained Gold

13 comentários:

MDDUMA 13 de janeiro de 2010 às 15:37  

Kellem achei bacana o documentário ,
Gostaria que o mundo tivesse acesso o que aconteçe por tras das mineradoras.Pode viver de perto o que aconteçe debaixo dos bastidores .Como é a postura das autoridades diante deste tipo de catrastrofe.
Quem luta para um mundo melhor é tratado como marginal.
E triste mais temos que lutar tiro o chapéu para voçe é com certeza todos que tiver a oportunidade de ver com certeza vai sentir orgulho do país que vive so de saber que tem ainda gente falando de vidas é meio ambiente de coração aberto.
Que Deus abençoe é continua a iluminar a sua cabeça sobre principalmente sobre questoes de sobrevivencia humana.
Abraço carinhoso.
MDDUMA
DALVA

Artefatus 14 de janeiro de 2010 às 04:50  

tÁ LINDO SEU BLOG, A DISPOSIÇÃO DOS TEXTOS E IMAGENS, O CONTEÚDO. PARABÉNS!!!

Kellen 14 de janeiro de 2010 às 05:36  

Edvalter!

Muito obrigada pelo seu elogio! o design do meu blog foi inspirado através da minha filhinha. Por isso, é mais colorido..rs
Grande abraço
Kellen

poison 14 de janeiro de 2010 às 09:31  

Bem interessante. Obrigado.

Anônimo,  14 de janeiro de 2010 às 16:54  

Muito bom, muito bom mesmo.
Parabéns!

Consultor Previdenciário 15 de janeiro de 2010 às 04:00  

A agressão ao meio-ambiente e às pessoas, por consequência, é grande e tudo pela busca do lucro a qualquer custo.
Vim agradecer sua visita e comentário no meu blog.
Tenha um ótimo final de semana.

Kellen 15 de janeiro de 2010 às 08:38  

Olá Catarino!

Agradeço sua visita também..rs Realmente temos que fazer algo, e nossos blogs é um instrumento fantástico de divulgação. Aproveitemos!

Sds
Kellen e bom final de semana

Kellen 15 de janeiro de 2010 às 08:38  

Olá Dri!

Que seu final de semana seja muito feliz com os seus também!

Abraço
Kellen

Anônimo,  7 de fevereiro de 2010 às 08:08  

Parabèns pelo vidio.

Pergunto: Será que somos seres racionais? ou os animais é que devem ser designados de humanos pois afinal, não é necessário elefantizar o elefante não é mesmo? então porque temos que humanizar o humano??? Pois nós seres racionais só sabemos devastar e explorar em nome de um sistema que é um projeto de Morte a achamos tudo isso natural!!!!

Pervitin Filmes 16 de fevereiro de 2010 às 08:54  

Olá Kellen, meu nome é Sandro Neiva. Sou o diretor do documentário "ouro de Sangue". Obrigado pelo destaque que deu no meu filme em seu blogue. Lutemos por um mundo mais humano e um ambiente mais puro. Contra a exploração das transnacionais. Sou paracatuense, jornalista, documentarista e moro em Brasília. Para assistir ao trailer do filme ou mais informações sobre minha produtora, entre em:

www.pervitinfilmes.blogspot.com

Kellen 19 de fevereiro de 2010 às 13:23  

Olá caríssimo Sandro!
Agradeço pela visita ao meu blog Meu Mundo Amigo e pelo comentário pertinente sobre o documentário "Ouro de Sangue". Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho que desenvolveu sobre o sofrimento e a luta dos habitantes de Paracatu/MG. Quando recebi o documentário por email fiquei perplexa ao ver tamanho desrespeito por parte das empresas mineradores com a comunidade local e ao meio ambiente ! É horrível pensar também que as autoridades ambientais fazem vistas grossas, e de certa forma facilita a entrada desses empreendimentos potencialmente perigosos próximos a assentamentos humanos. Haja vista que as leis ambientais são claras a esse respeito. Eu também sou de Minas, moro em BH, e sofremos também por muito tempo com uma empresa de incineração de lixo hospitalar instalada no bairro Camargos em 2003, a qual conseguimos seu embargo definitivo em 2009. Sei o quanto é difícil lutar contra o poder econômico!
Seja sempre bem vindo ao Meu Mundo Amigo!
Por gentileza, qualquer novidade em relação ao assunto pode me avisar para unirmos forças!

Saudações sócio-ambientais!
Kellen Guimarães
http://www.meumundoamigo.blogspot.com

Anônimo,  3 de fevereiro de 2022 às 11:49  

vg2a3: youtube - Videoodl.cc
vg2a3: youtube.youtube.com.vg2a3: youtube.com.vg2a3: youtube.com.vg2a3: youtube.com.vg2a3: best youtube to mp3 youtube.com.vg2a3. youtube.com.vg2a3: youtube.com.vg2a3: youtube.com.vg2a3.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Autora do Blog

Mãe! indignada com a injustiça, mas procura ter sensibilidade nas questões e decisões.Cientista da informação, Bibliotecária e especialista em Gestão Estratégica da informação pela UFMG. Designer em Comunicação Gráfica. Experiência em questões ambientais e sociais. Paixão por Ciência e Tecnologia. Colecionadora de brinquedos e livros; entusiasmada por cultivo de plantas medicinais e decoração. Simpatizante do Surf, e amante de uma boa comida!

Pense em algo que pode mudar o mundo, e coloque em prática!


Envie nos ou indique uma idéia, produto, serviço, empresa ou gente com uma história, atitude, ação, ou uma solução que não provoquem impactos negativos ao meio ambiente, às pessoas, à saúde e o bem-estar de todos nós meumundoamigo2009@gmail.com

Conheça as regras de envio no link Sobre MeuMundoAmigo

Movimento de Defesa aos Direitos Humanos e Meio Ambiente

www.mdduma.blogspot.com

Facebook

https://www.facebook.com/kellengp

Meu Mundo Amigo

Um jeito diferente de tratar questões ambientais e sociais, através de análises, comentários e críticas acerca de produtos, serviços, pessoas, tecnologias e processos mais vulneráveis aos impactos negativos ou positivos para o meio ambiente.

Quer ser um colaborador?

Conhece alguma empresa, produto, serviço ou processo que precisa ser melhorado para ser ecologicamente ou socialmente correto?

Envie-nos para que possamos colocá-lo e ser comentado no blog!

E-mail: meumundoamigo2009@gmail.com.br ou
preencha formulário de contato
Conheça mais sobre MeuMundoAmigo

Grande Abraço
Kellen

"Por que o importante é criarmos uma sociedade melhor para vivermos. Vamos estimular o mercado a nos oferecer boas práticas!"

Visitantes On-line

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP