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Kellen Guimarães



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Conheça sobre os alimentos funcionais e seus benefícios à saúde e beleza

sábado, 2 de janeiro de 2010


Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica. A eficácia e segurança desses alimentos deve ser assegurada por estudos científicos. O termo alimentos funcionais foi primeiramente introduzido no Japão em meados dos anos 80 e se refere aos alimentos processados contendo ingredientes que auxiliam funções específicas do corpo além de serem nutritivos.

Para que os benefícios sejam alcançados é necessário que o consumo desses alimentos seja regular. O ideal seria que que as pessoas passem a utilizar mais vegetais, frutas, cereais integrais em sua alimentação, já que grande parte dos componentes ativos estudados estão contidos nesse alimentos. Uma outra dica é substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados (especialmente carne de soja e isolados protéicos de soja) ou peixes ricos em ômega 3.

Os alimentos funcionais, ou nutracêutico, não curam doenças, apresentam princípios ativos capazes de prevenir ou reduzir seu risco. Entre as doenças mais investigadas estão as cardiovasculares, câncer, hipertensão, diabetes, doenças inflamatórias e intestinais, algumas afecções reumáticas e Mal de Alzheimer. No entanto, esses alimentos só funcionarão se fizerem parte de uma dieta balanceada e equilibrada, acompanhada de exercícios físicos.

ALIMENTOS FUNCIONAIS E O CÂNCER

Uma alimentação rica em antioxidantes é indicada para todos os tipos de cânceres. Alimentos que estimulem o sistema imunológico devem ser adicionadas a essa dieta.

Os alimentos antioxidantes , encontram-se em especial nos vegetais, pelo que se debate cada vez mais o papel dos frutos, legumes e cereais, verdadeiros alimentos funcionais, na saúde e qualidade de vida.

Alguns dos componentes da soja, dentre os quais se destacam os isoflavonóides, podem exercer efeitos protetores, e têm sido utilizados para explicar a baixa incidência de alguns cânceres no Oriente, em especial o câncer de próstata, mama e colón. Os isoflavonóides são fito-estrógenos, que possuem semelhança estrutural com os estrógenos endógenos e apresentam atividades estrogênicas e anti-estrogênicas. Estudos críticos atuais têm concluído que os produtos da soja são capazes de exercer efeitos fisiológicos teoricamente relacionados ao risco de alguns cânceres, mas ainda não é possível afirmar que eles possam contribuir para a baixa mortalidade por câncer na Ásia. O uso prolongado, desde a infância, pode ser mais eficiente.
Fonte: BIREME

PRINCIPAIS COMPOSTOS FUNCIONAIS INVESTIGADOS PELA CIÊNCIA

COMPONENTES ATIVOS PROPRIEDADES BENÉFICAS EXEMPLOS DE ALIMENTOS FUNCIONAIS QUE CONTÉM O COMPONENTE

Isoflavonas Ação estrogênica (reduz sintomas menopausa) e anti-câncer Soja e derivados

Proteínas de soja Redução dos níveis de colesterol Soja e derivados
Ácidos graxos ômega-3 (EPA e DHA) Redução do LDL-colesterol; ação antiinflamatória. Indispensável para o desenvolvimento do cérebro e retina de recém nascidos Peixes marinhos como sardinha, salmão, atum, anchova, arenque, etc

Acido a-linolênico Estimula o sistema imunológico e tem ação antiinflamatória
Óleos de linhaça, colza, soja; nozes e amêndoas

Catequinas Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico. Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto

Licopeno Antioxidante, reduz níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer como de próstata Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia

Luteína e Zeaxantina Antioxidantes; protegem contra degeneração macular Folhas verdes (luteína)Pequi e milho (zeaxantina)
Indóis e Isotiocianatos Indutores de enzimas protetoras contra o câncer, principalmente de mama Couve flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas, rabanete, mostarda

Flavonóides Atividade anti-câncer, vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante Soja, frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja, salsa, etc

Fibras solúveis e insolúveis Reduz risco de câncer de cólon, melhora funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade. Cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, etc, leguminosas como soja, feijão, ervilha, etc, hortaliças com talos e frutas com casca

Prebióticos - frutooligossacarídeos, inulina Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino Extraídos de vegetais como raiz de chicória e batata yacon

Sulfetos alílicos (alil sulfetos) Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico Alho e cebola
Lignana Inibição de tumores hormônio-dependentes Linhaça, noz moscada
Tanino Antioxidante, anti-séptico, vaso-constritor Maçã, sorgo, manjericão, manjerona, sálvia, uva, caju, soja, etc

Estanóis e esteróis vegetais Reduzem risco de doenças cardiovasculares Extraídos de óleos vegetais como soja e de madeira.

Probióticos - Bífidobacterias e Lactobacilos Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon Leites fermentados, Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados.

Limonóides Frutas cítricas Estimulo à produção de enzimas protetoras contra o câncer e redução do colesterol

Fonte de informação primária: SBAF
Fonte de informação secundária: http://www.cantoverde.org/cancer/alimentofuncional.html. Acesso em 13 de dezembro de 2009.

8 comentários:

concentrado 12 de janeiro de 2010 19:07  

Boas dicas. Tenho mesmo que melhorar minha alimentação. Como muita fritura e acbo esquecendo dos vegetais. Parabéns pelo artigo.

www.angel.rose 12 de janeiro de 2010 21:13  

Ótimo texto
bem informativo
bjs

Kellen 13 de janeiro de 2010 01:23  

Pessoal! realmente a nossa vida corrida não nos deixa ter uma alimentação saudável, mas é bom avaliarmos seus benefícios à saúde a longo prazo.

Obrigada pelos comentários!
Kellen

Principe Encantado 13 de janeiro de 2010 02:37  

Realmente são muito nutritivos.

Abaços forte

Ailce 13 de janeiro de 2010 03:44  

precisamos de uma alimentação saudável.Principalmente com fibras. abraços.

William@CS 17 de janeiro de 2010 07:32  

Tá aí. Cuidar da saúde comendo. Muito bom!!!

De:http://exatasnet.blogspot.com/

Cuidados Saude 22 de janeiro de 2010 14:29  

Bom artigo, irei tambem postar artigos deste tema no meu blog!

Kellen 23 de janeiro de 2010 04:40  

Cuidados Saúde!

Realmente, tudo que se refere a saúde considero conteúdo de utilidade pública! vamos disseminar mais informações desse gênero!

Obrigada pela visita!
Kellen

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