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Kellen Guimarães



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Dicas Naturais para prevenção do stress

sábado, 2 de janeiro de 2010

01. Exercício físico diário (do tipo aeróbico) , ideal ao acordar. Tempo: 1 hora (caminhada, natação ou ciclismo ). O exercício físico, quando feito diariamente, aumenta a produção de betaendorfina e encefalinas, opiáceos naturais que dão sensação de bem-estar e disposição, combate a dor, melhoram o aprendizado e o vigor.

02. Sono ideal - horário máximo para dormir: 22 horas. A parte mais nobre do sono acontece entre as 23:00 horas e 3:00 horas da manhã. Máximo para acordar: 6 horas. Após esse horário, aumenta o sono REM, que é o sono de sonhar, desvitalizador e depressivo. Não dormir durante o dia ou aos fins de semana, pois esse sono, ao invés de descansar, cansa. À noite, quanto mais escuro e silencioso o ambiente, melhor o sono. Mas, logo pela manhã, a claridade é essencial.

03. Exposição à luz solar do início da manhã ou final da tarde, que promove aumento da produção de melatonina, substância reguladora do ciclo sono/vigília e do humor humano.

04. Evitar atividades excitantes (esportes, TV, internet, telefonemas, discussões) 1 hora antes de dormir, dando preferência a atividades relaxantes (música, relaxamento, etc).

05. Repouso de 40 minutos após o almoço para quebrar o ciclo bifásico sono/vigília.

06. Banho de mono a frio pela manhã, promove melhoria no despertar pelo choque térmico, ou banho quente à noite, que provoca vasodilatação, ajudando a relaxar e facilitando a conciliação do sono.

07. Evitar excesso de informações do tipo: TV, jornais, revistas, rádio, internet, etc. O excesso de estímulo fotoelétrico, provocado por grande exposição às telas, é excitante e causa stress cerebral. Além da ênfase negativista das informações, há risco de vício de informação. Ler mais de dois jornais ou assistir a mais de dois telejornais por dia aumentam a irritabilidade e a agressividade.

08. Ter maior disponibilidade de tempo para relacionamentos familiares e sociais.

09. Busca de atividades profissionais, esportivas, encontros e reuniões que constituam momentos de PRAZER, que é o combustível da vida.

10. Busca ambientes abertos (praças, paisagens onde existam mata, montanha, rio, mar, lagoa, etc.) para descanso. Ambientes fechados e atividades em apartamentos ( TV, computador, vídeo-games, sons altos, etc.) são estressantes e viciam (tecnofilia).

11. Investir em lazer nos finais de semana, férias, etc., saindo da rotina casa/trabalho como meio de resgatar a tranqüilidade. Lazer é fundamental e se faz com criatividade, buscando novidades. Para as férias, o tempo mínimo é de 21 dias - 15 dias não são suficientes para descansar, pois não há quebra do ciclo de trabalho e já ocorrem preocupações com o retorno. Por outro lado, o tempo máximo para as férias é de 45 dias -com mais de 6 semanas, perde-se o ritmo anterior de trabalho e há a possibilidade de aversão ao retorno.

12. Evitar muita exposição à ambientação artificial ( ar condicionado, carpetes, vidro fumê, luz diurna artificial, etc.), pois comprovou-se que esse tipo de ambiente provoca desgaste físico e psicológico, irritação, problemas alérgicos, infecções das vias aéreas, dor de cabeça, stress e até depressão.

13. Investir em hobbies (tipo costura, pintura, jardinagem, etc.), desviando o pensamento de preocupações rotineiras, melhorando o relaxamento.

14. Evitar alimentos pesados (após as 18 hs), jantar, carnes vermelhas, frituras, etc., que prejudicam o aprofundamento e as fases do sono, causam pesadelos, fazendo com que o sono seja insatisfatório. Depois desse horário, dar preferência para lanches leves, sopas, massas, etc.

15. Uso de vitamina C (2 g/dia - ex: Cebion, Redoxon ou suco de laranja e acerola) e vitamina E (400 mg/dia - ex: Ephynal ou vitaminas E 400 Mg importadas), diariamente após exercício físico.

16. Evitar alimentos estimulantes do tipo guaraná em pó, ginseng, catuaba, café, que são excitantes e interferem na qualidade do sono. Apesar de aumentarem a vitalidade, desencadeiam quadros ansiosos e depressivos.

17. Não usar anfetaminas (remédios para emagrecer) que dão irritabilidade, insônia, agressividade e depressão. Mesmo a espirulina, usada em fórmulas homeopáticas, é depressora para algumas pessoas.

18. Não usar bebida alcoólica. Principalmente no início do tratamento com antidepressivos ! Após essa fase, caso use, no máximo uma vez por semana e, de preferência, fermentados(cerveja, vinho, champanhe. Após o efeito excitante e desinibidor, a bebida alcoólica produz depressão em nível bioquímico cerebral. O intervalo de uma semana entre uso de bebidas permite o reajuste das funções bioelétricas e bioquímicas do cérebro.

19. Não fumar. Além dos prejuízos pulmonares e cardiovasculares, a nicotina está ligada a modificações no humor, tais como ansiedade e depressão.

20. Eliminar cafeína: café, refrigerantes em geral (principalmente coca e pepsi), chocolates e derivados do cacau, chá-mate ou preto. A cafeína provoca hiperatividade cerebral, altera as fases do sono, causa irritabilidade e stress.

21. Uso freqüente de folhas verdes, como couve, alface e outras, pois elas contêm o Tryptofano, substância fundamental para a produção de neurotransmissor cerebral, a serotonina que regula humor, pensamento e ação.

22. Beber no mínimo 2 litros de água por dia, evitando a desidratação celular que provoca stress em nível cerebral.

Fonte do artigo: http://www.cantoverde.org/remedios.html. Acesso em 13 de dezembro de 2009.

5 comentários:

concentrado 11 de janeiro de 2010 06:33  

Olha eu to lascado da maiorias da dicas que vc citou eu faço todas ao contrário. Tenho que tomar mais cuidado comigo.Valeu pela informaçao.

Kellen 11 de janeiro de 2010 07:24  

Eu também me incluo em algumas. Na verdade todo mundo falta algo para ter melhor qualidade de vida!..rs

Abraço
Kellen

Principe Encantado 11 de janeiro de 2010 11:08  

Caramba tenho de inverter tudo kakaka
Abraços forte

"George Best" 11 de janeiro de 2010 17:16  

Bom, de acordo com as dicas, eu debo estar morto causa do stress, e ainda não percebi. Faço tudo o contrario do indicado para evitar stress.

Valeu pelas dicas, vou ver si consigo dormir antes da 3hs da manhã.

Youko Sakury 3 de outubro de 2010 13:19  

Segundo essa listinha eu faço tudo errado também... Incrível o que fazemos e achamos que está sendo feito "corretamente" no final não é isso que pensamos.

Valeu pelas informações, tentarei seguir essas dicas.

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