Aprenda a fazer produtos de limpeza naturais: simples, econômicos e ecológicos!
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Por Kellen Guimarães Pereira
Germes, bactérias, mofo, poeira, gordura, mau cheiro, manchas e até ácaro, traças, cupins podem ser combatidos no seu dia a dia com produtos de limpeza naturais. Sim é possível! Além de economizar nas despesas domésticas, de sobra você contribui para a vida no planeta e o meio ambiente.
Não precisa ser Lavoiser para saber que «nada se perde, nada se cria, mas tudo se transforma». Nossos antepassados já sabiam: tudo que geramos e produzimos em casa dá para reaproveitar e inventar coisas para o nosso sustento diário.
Muitos moradores de áreas rurais ainda seguem essa cultura [ que é na verdade um exemplo de sustentabilidade para as cidades urbanas ].Todos os dias milhares embalagens de produtos de limpeza, principalmente de plástico, são produzidas e vendidas em supermercados. Porém, são consumidas e descartadas por nós diariamente. Muitas vão parar nos nossos afluentes, contaminado e obstruindo rios, lagos e mares. Quando não entopem drasticamente os aterros sanitários, chamados popularmente de lixões.
Se não bastasse, o conteúdo desses produtos é fabricado com componentes químicos altamente agressivos e tóxicos para o ser humano e o meio ambiente.
Por exemplo, toda matéria que contem cloro aliado à alta tempetura produz a dioxina, substância altamente perigosa e cancerígena, gerando efeitos devastadores à saúde humana e contaminando o lençol freático.
Entretanto, se cada um de nós contribuirmos com uma simples atitude, a perpetuação do mundo será possível.
Então, mão na massa!
Nesse post pesquisei e selecionei as melhores receitas de produtos de limpeza e de fácil acesso a todos. Espero que gostem das dicas!
Dicas para viver sustentável!
Você vai encontrar nesse post:
1 Dicas de receitas com ingredientes naturais para limpar, desinfetar, desengordurar, clarear, tirar odores e manchas, dar brilho, amaciar, lavar, encerar e branquear
2 O vinagre como curinga no uso da limpeza doméstica
3 Produtos de limpeza industrializados: os perigos à saúde e ao meio ambiente
4 Indicação de links sobre o assunto
Soluções alternativas e ecológicas para limpeza e manutenção diária da casa:
1 Limpar Tudo:
Solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco, ou suco de limão, para dissolver a gordura.
2 Desentupir pia:
Jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água fervente.
3 Limpar forno: Misture bicarbonato de sódio, sal, água quente e vinagre, e passe com esponja. Remova com um pano.
4 Limpar vidro:
Passe uma solução com água e vinagre, e depois use jornal para dar brilho.
5 Desodorizante de ambiente:
4 colheres de sopa de vinagre num pratinho colocado sob um móvel. As plantas também funcionam como ótimos purificadores do ar.
6 Para encerar:
Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de suco de limão ou vinagre, e aplique com uma flanela.
7 Para limpar carpete:
Fazer uma solução de água com vinagre branco.
8 Para lustrar móveis:
Fazer uma solução de uma parte de suco de limão e duas partes de óleo vegetal. Dê brilho com uma flanela.
9 Desinfetante sanitário:
Misturar bicarbonato de sódio com vinagre.
10 Limpar prata:
Mergulhar o objeto em um recipiente com água morna, uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de sal. Dê brilho com um pano macio.
11 Limpar cobre:
Esfregar uma mistura de limão e sal, lavar e secar com um pano bem limpo.
12 Limpar bronze:
O suco de limão clareia qualquer peça de bronze, que deve ser enxaguada em seguida.
13 Limpar objetos dourados:
Utilizar, esfregando, limão ou uma mistura de água e vinagre em partes iguais.
14 Limpar objetos de latão:
Polir as peças com molho inglês e, para conservar o brilho, esfregar azeite de oliva.
15 Limpar fórmica:
Para tirar mancha de tinta esferográfica, e deixar a fórmica limpa, esfregar com álcool ou com uma solução de água com vinagre.
16 Espantar moscas e mosquitos:
Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente.
17 Evitar traças:
Usar cânfora, em vez de naftalina. É tão eficiente e menos tóxica.
18 Afastar pulgas:
Lavar os animais de estimação com água e sabonete (de preferência, feito com óleo de neem, que possui uma ação repelente sem ser tóxica). Enxugar. Aplicar a seguinte solução para manter as pulgas à distância: 2 colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água. Espalhar também pela casa folhas de erva-de-Santa-Maria e poejo.
19 Afastar os parasitas das plantas:
Colocar no liquidificador 3 cebolas, 1 cabeça de alho, 2 pimentas-malagueta e 1 colher de sabão em barra. Bater com meio litro de água e espalhar esta mistura nas plantas. Pode-se também colocar alguns dentes de alho em um pouco de água (se possível, de chuva) e deixar impregnar por cerca de dez dias. Usar, então, em um spray, para pulverizar as plantas.
20 Amaciante de roupas: Ao enxaguar a roupa, colocar meio copo de vinagre branco na última água. Além de amaciar, o vinagre realça as cores e impede que manchem.
21 Pasta de limpeza:
Em vez de desperdiçar os restos de sabão (de preferência, biodegradável), reaproveite-os em uma excelente pasta de limpeza. Basta deixar os restos de sabão de molho em um pouco de água (o necessário para formar uma pasta) e, depois, misturar uma colher de vinagre e duas colheres de açúcar. Está pronta sua pasta de limpeza!
22 Adubo natural:
Um verdadeiro adubo para as plantas pode ser obtido com substâncias normalmente desprezadas e desperdiçadas. A água que cozinha as batatas (sem sal e fria), a água da lavagem do arroz, os restos de chá preto, borra do café – tudo isso funciona como um excelente adubo. Da mesma maneira, as cascas de batata e de cenoura podem ser colocadas diretamente nos vasos para ajudar o desenvolvimento das plantas.
23 Passar bem:
Produtos que facilitam a passagem de roupa contêm, geralmente, muitas substâncias tóxicas e perigosas. A solução feita com uma colher de sopa de polvilho dissolvida em um litro de água cumpre o mesmo objetivo, ao ser aplicada às roupas a serem passadas, sem poluir.
24 Pesticida natural: Ferver folhas de ruibarbo, durante meia hora, em quatro litros de água. Acrescentar uma colher de chá de sabão de coco, para a mistura aderir às folhas e expulsar os pulgões.
25 Tira cheiro: Em um cômodo recém-pintado, o cheiro da tinta fresca desaparecerá mais depressa se deixar no ambiente uma bacia cheia de água com algumas rodelas de cebola ou folhas de laranjeira.
26 Tira ruído:
Se a porta estiver rangendo, faça uma mistura de raspa de grafite (ponta de lápis) e algumas gotas de óleo de cozinha. Coloque aos poucos nas dobradiças, fazendo um movimento de abrir e fechar a porta, para que a mistura penetre bem nas dobradiças.
27 Tira manchas:
Manchas de gordura são retiradas com uma mistura de água quente com sabão e umas gotas de detergente (de preferência, biodegradável). Lavar e, se restar algum vestígio, polvilhar talco e deixar por algumas horas; esfregar um pedaço de cebola também resolve. Manchas de frutas e doces desaparecem com álcool ou vinagre branco, e manchas de tinta de escrever devem ser lavadas com leite. Na falta do leite, também pode ser usado um punhado de sal umedecido com limão e colocado sobre a mancha, lavando-se em seguida. Mancha de café desaparece esfregando imediatamente, e com paciência, uma pedrinha de gelo até que a mancha suma.
28 Tira umidade: Coloque um recipiente com pedaços de carvão no fundo dos armários, ou então pendure pedaços de giz. Sempre com o cuidado de não sujar as roupas.
29Fórmula mágica: A velha combinação de água quente e sabão (de preferência, biodegradável) continua sendo o melhor detergente. Ela limpa pisos de cerâmica, ladrilhos e azulejos, tira manchas de parede e a gordura das superfícies. E, melhor ainda, não ajuda a poluir a Terra.
30 Desinfetante Natural
Ingredientes:- 1 maço de eucalipto;- 2L de álcool de farmácia;- 2L de água fervente;- 500g de cinza de fogão à lenha sem carvão.Modo de Fazer:- Em um balde colocar o eucalipto e em seguida a água fervendo em cima;- Misturar a cinza e o álcool;- Deixar por 12 horas, filtrar e engarrafar.
31 Alvejante de Cinza
Ingredientes:- 2L de água fria;- 500g de cinza de fogão à lenha sem carvão.Modo de Fazer:- Misturar a cinza com a água e deixar cerca de 12 horas, após filtrar e engarrafar.
32 Sabão Caseiro
Ingredientes:- 5Kg de banha ou sebo;- 2L de álcool;- 2L de água fervente;- 1Kg de soda.Modo de Fazer:- Colocar a soda e a água em um balde plástico;- Misturar a banha derretida e por último o álcool;- Mexer sem parar até engrossar;- Despejar em uma caixa de madeira e esperar esfriar par cortar em barras.
33 Sabão a Frio de Limão
Ingredientes:- 4Kg de banha ou sebo derretido;- 1Kg de soda- 1Kg de farinha de milho;- 1 copo de suco de limão;- 10L de água.Modo de Fazer:- Dissolver a soda em 5L de água e misturar o sebo e o suco de limão, tudo em uma vasilha plástica;- Em outra vasilha misturar a farinha de milho com o restante da água (5L) e misturar com os demais ingredientes no balde, batendo até ficar grosso e então colocar em uma caixa, esperar esfriar e cortar.
34 Amaciante de roupas
Ingredientes:- 6L de água;- 1 sabonete ralado;- 100mL de glicerina.Modo de Fazer:- Em uma panela colocar o sabonete ralado e 3L de água a aquecer;- Esperar desmanchar o sabonete e então retirar do fogo;- Acrescentar a glicerina e o restante da água, misturar bem e esperar esfriar para engarrafar.
35 Detergente de Louças
Ingredientes:- 1L de água quente;- 3L de água fria;- 2 barras de sabão de côco ralado ou restinhos de outro tipo de sabão;- 2 a 4 colheres de amoníaco;- Suco de 3 limões.Modo de Fazer:- Colocar o sabão picado para derreter na água quente;- Acrescentar o suco de limão e o amoníaco misturando bem;- Por último misturar com os outros 3L de água pode ser acrescentada essência.
36 Xampu Caseiro
Ingredientes: - 2L de água;- 1 maço de alecrim;- 1 maço de babosa;- 1 maço de salsa;- 1 maço de confrei;- 1 sabão de coco picado;- Essência ou perfume a gosto.Modo de Fazer:- Bater todas as ervas no liquidificador com 1L de água e coar;- Derreter o sabão de coco em mais um litro de água;- Misturar tudo até ferver e está pronto.
37 Base para fazer sabonetes
Ingredientes:- 1 Kg de soda 99°- 5 Kg de sebo de gado - ½ Kg de polvilho doce- 10 L de águaModo de fazer:1°) Coloque o sebo a derreter;2°) Coloque a soda em um balde plástico e adicione 8 L de água mexendo bem até derreter;3°) Em uma jarra ou litro plástico cortado coloque os outros 2 L de água misture o polvilho doce e mexa até ficar bem sem bolinhas;4°) Junte o sebo ainda um pouco morno no balde plástico com a água e a soda, mexa bem até misturar;5°) Junte então a mistura de polvilho com água no balde com o restante dos ingredientes e mexa até misturar e começar a ficar grosso, parecido com cola;6°) Coloque em uma caixa ou bacia e deixe esfriar, corte em barras se for utilizar como sabão ou pique em pedaços pequenos se for para fazer sabonete.
Dicas do uso do vinagre como produto de limpeza ecológico!
Vinagre, o mil e uma utilidades
Por Denize
No post de hoje, gostaria de relembrar algumas dicas para deixar o planeta mais limpo, começando pela nossa casa. E apenas com um único produto: o vinagre. Com ele, podemos diminuir o uso dos detergentes e substituir os produtos de limpeza à base de cloro . Uma solução de vinagre ou limão diluídos em água serve para limpar vidros e tirar gordura. O desodorizador de ambiente pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, estaremos evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.
Veja que dicas práticas e econômicas:
Na limpeza do banheiro, a maioria dos produtos de limpeza contêm cloro, substância extremamente irritante aos olhos, nariz e pele. Experimente vinagre puro 5% em um frasco limpo de pulverizador em seu banheiro, e use-o para a limpeza. O cheiro do vinagre desaparece em pouco tempo.
O vinagre puro é excelente para limpar a borda da pia do banheiro: basta pulverizar e remover com um pano. Se preferir, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para acabar com aquele mofo que fica no banheiro, pulverize vinagre destilado branco na área mofada e deixe, sem enxaguar. O vinagre puro mata 99% das bactérias, 82% do mofo e 80% dos germes.
Para limpar janelas e espelhos, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos. O vinagre também é muito bom na copa e na cozinha. Pulverize-o na tábua de cortar carne, após o último uso, e deixe durante a noite. Para amaciar suas roupas, adicione ½ copo de vinagre durante o enxágüe.
Há muitas outras utilidades para o vinagre. Vejam aqui os usos surpreendentes deste coringa: na máquina de lavar roupas, na limpeza dos banheiros e da casa, nas lixeiras, em urina de animais, nos cabelos, no piso e balcão da cozinha, ufa, e muito mais.
Prefere o tradicional detergente?
Quer comprar os produtos industrializados para não passar por pão duro, he he? Então, procure utilizar produtos de limpeza sem fosfato, sem soda, sem cloro e sem CFC. Os detergentes para louça costumam conter fosfato, nutriente que provoca crescimento acelerado de algas em rios e lagos, causando a morte das espécies aquáticas. Por isto, utilize-os o menos possível ou os substitua pelos biodegradáveis, que podem ser absorvidos facilmente pelo meio ambiente.
Existem no mercado produtos que não possuem tais ingredientes e não agridem sua saúde nem poluem o ambiente.
Impactos do uso dos produtos de limpeza industrializados de casa à saúde e meio ambiente!
Veja os perigos de alguns produtos, e siga algumas dicas:
Produtos de limpeza ecológicos:
A maioria dos produtos de limpeza encontrados no mercado são tóxicos e devido sua composição, trazem mais problemas do que benefícios. Além disto, o cloro, presente em grande parte dos produtos, é uma substância extremamente irritante aos olhos, nariz e pele. Existem várias formas de minimizar o impacto na natureza, é só uma questão de se acostumar: Detergente: é um produto altamente nocivo ao meio ambiente pois quebra a tensão superficial da água. Embora esteja escrito na embalagem que o detergente é biodegradável, a grande maioria não é. Tome cuidado! Não utilize detergentes comerciais, você estará contribuindo para a degradação no planeta! Detergentes comerciais são projetados para produzirem espuma desnecessária, substitua-os por sabão dissolvido previamente em água quente ou faça seu próprio detergente.
Detergente:
É um produto altamente nocivo ao meio ambiente pois quebra a tensão superficial da água. Embora esteja escrito na embalagem que o detergente é biodegradável, a grande maioria não é. Na verdade, tudo é biodegradável, porém o tempo necessário para se degradar, varia para cada substância, dependendo das condições do meio. Como o detergente demora muito tempo para ser degradado, causa um grande impacto onde é lançado, provocando a morte de plantas e animais. Tome cuidado! Não utilize detergentes comerciais, você estará contribuindo para a degradação no planeta! Detergentes comerciais são projetados para produzirem espuma desnecessária, substitua-os por sabão dissolvido previamente em água quente ou faça seu próprio detergente.
Água sanitária:
É composta de cloro, um produto muito poluente ao meio, pois o efeito sanitário extermina todas as formas de vida, inclusive nos rios e solo onde são despejadas. Para branquear roupa, deixe-as ensaboadas (com sabão de coco), quarando no sol ou coloque uma trouxinha de cinza com as roupas de molho. Você pode também deixá-las de molho na água com meio copo de bórax (substância não tóxica encontrada em farmácias)
Sabão em pó:
Também é um produto altamente químico e poluente, quanto mais branqueador e eficiente na limpeza, mais poluente será. Utilize sabão de coco em pó, que por ser um produto mais natural, agride menos suas roupas e o meio ambiente.
Desinfetante:
A maioria dos desinfetantes tem efeito tóxico para o meio ambiente.
Fontes de informação:
Viver Sustentável
Tilz Tearfund
Blog Faça sua parte
Dicas de como viver sustentavelmente
Sugestões de links sobre o assunto:
Centro Vegetariano - Receitas de limpeza
Biodegradáveis ajudam na preservação do meio ambiente
Produtos de limpeza: use substâncias não tóxicas para ter uma casa limpa e segura
Tipos de produtos de Limpeza
Produtos de limpeza ecológicos não afetam o meio ambiente e custam menos; veja receitas
Produtos de limpeza biodegradáveis poderão ter isenção de IPI
Diversos produtos de limpeza que não fazem mal ao meio ambiente
Poderá gostar também:
Aprenda a fazer sabonetes artesanais: cheirosos, lindos, terapêuticos e ecológicos!
20 comentários:
Kelly,
Adorei as dicas. A grande maioria não conhecia.
Parabéns pelo artigo!
Beijos
Luísa
Olá Luísa!
Bem vinda ao post!Que bom gostou das dicas...muitos também eram desconhecidos por mim!
Os impactos negativos que conseguimos reduzir com o uso de ingredientes naturais são de extrema importância para a saúde e meio ambiente. Fora as embalagens desenvolvidas de plástico que geram enorme quantidade lixo!
Grande abraço
Kellen
Muito práticas esta dicas e ecologicamente corretas. Parabéns muito sucesso.
Muito bom esse seu post/dicas, um grande trabalho de pesquisa,e outro grande trabalho de como postar sem ser cansativo de ler.Ja add essa pagina aos favoritos,porque com certeza vou usar muitas dessas receitas,meus parabens
Muito bom amiga, está de parabens!
Deus te abençoe ricamente.
um grande abraço.
Persona!
Obrigada pela visita!
Valeu...
Sds
Kellen
BomBlog!
Muito obrigada pelo comentário sobre o conteúdo, e principalmente quando se referiu ao trabalho de pesquisa e a proposta de uma redação que não canse o leitor!
Os blogueiros sabem o quanto é gratificamente, ao mesmo tempo, trabalhoso o ato de postar uma matéria!
Seja mais uma vez muito bem vindo ao Meu Mundo Amigo!
Grande abraço
Kellen
Espírito voluntário!
Valeu o elogio!!!
Deus te abençoe abundamente também!
Kellen
Para limpar metais com corrosao use vinagre branco mais sal, enxague em agua e seque e de brilho com pano, serve para metais de banheiro, cozinha e ornamentos (fivelas etc...)
Parabens pelo post. Sao pessoas como voce que faz a diferençã neste mundo. É com este tipo de conteudo que a internet é usada de maneira correta e prestativa. Um grande abraço!
Só Fusca!
Obrigada pelo elogio! E são comentadores como você que nos inspira e motiva a escrever cada linha de uma matéria!
Sucessos e grande abraço
Kellen
que maximo essas dicas
tem muita coisa ai que eu não sabia muito bom
oi amiga ofereci um premio pro seu blog
da uma olhada la no meu blog
Muito interessante esse post.
Quero aproveitar e agradecer pela visita e comentário pertinente.
Abs.
Minha cara amiga, estou em busca de uma dica para fazer pasta para lavar louças, mas que possa ter vários tipos de cheiro, ou alguns tipos de cheiros, vc poderia me indicar uma formula ecológicamente correta e bem barata. Desde ja eu te agradeço, e lhe desejo muito sucesso.
Abraços
Luciano-SP
Gostaria de AJUDA...
Para matar baratas, o que eu realmente faço ? ? ?
Caso alguém posso me ajudar dando umas dicas, eu não entro muito na internet, vou deixar meu e-mail.
se alguém me ajudar, desde já agradeço.
leonardo_mantovanini@yahoo.com.br
OBRIGADO
Olá, gostaria de receber feedback da http://ecowee.com .
Obrigado!
Amei!
Ótimas dicas, práticas e inteligentes!
Ótimas dicas, parabens
Postar um comentário