Best Green Blogs



Na lista do Best Green Blogs!



Meu muito obrigada a todos que fizeram do meu sentimento algo único, motivador e inspirador para elaboração de novos conteúdos e posts que possam expressar todo meu amor e repeito por qualquer forma de vida em nosso planeta!



Saudações, e sejam bem vindos ao meu mundo amigo!



Kellen Guimarães



Leia mais...

O segredo da técnica de rejuvenescimento facial sem cirurgia plástica!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Por Kellen Guimarães



Veja o que você vai encontrar nesse post:

Tudo o que você gostaria de saber sobre ginástica facial em uma só matéria!

1 Minha motivação e recomendação pessoal
2 Descubra os benefícios da ginástica facial no tratamento e prevenção de rugas, linhas de expressão e flacidez facial
2.1 Veja o que acontence com seu rosto quando os músculos são estimulados pelos exercícios da ginástica facial
3 Por que começar?
4 Qual idade certa para começar?
5 Dica para quem está em processo de perda de peso!
6 Veja o profissionais indicados para diagnosticar e orientar os exercícios, e o que eles recomendam e dizem sobre o assunto
7 Testumunhos de quem optaram pela ginástica facial
8 Como são os exercícios para o rosto?
8.1 Escolha um tipo de treinamento de exercícios para você fazer em casa!
9 Veja vídeo de ginástica facial. Entrevista Jô Soares em outubro de 2006
10 Matéria sobre ginástica facial. Jornal Nacional da Rede Globo

1 Minha motivação e recomendação pessoal

Depois que dei a luz à minha filhinha motivei a procurar por alternativas naturais para cuidar da parte estética. Apesar de a maternidade ser uma dádiva divina, quem é mãe sabe que após gerar um filho muita coisa muda para pior no nosso corpo e rosto.
Veio-me a lembrança de uma entrevista realizada por Jô Soares com uma especialista em fonoaudiologia no seu programa. As fotos demonstradas do antes e depois das pacientes eram extremamente impressionantes!!! Os resultados alcançados com os exercícios da ginástica facial superavam uma cirurgia plástica, além de não causar riscos ou danos à saúde.
Na época realizei alguns exercícios e gostei muito.
Por isso, posso falar de assunto que eu mesma testei, e indicar com segurança.
Estruturei essa matéria como se fosse para eu mesma ler!
Organizei a leitura em forma de tópicos, e para desenvolvé-los fiz um recorte de clipping dos melhores artigos e especialistas sobre o assunto. Selecionei também quatro tipos treinamento de exercícios para que o leitor tenha opção de escolha. Não que um seja melhor que o outro, mas sempre simpatizamos por uma forma de fazer exercícios físicos.

Espero que goste, e seja feliz com os resultados!!! Volte ao blog para me contar heim!!! rs

2 Descubra os benefícios da ginástica facial no tratamento e prevenção de rugas, linhas de expressão e flacidez facial

A ginástica facial foi um método utilizado por muito tempo pelos profissionais da fonoaudiologia e fisioterapia para tratar pesssoas com paralisia no rosto. Entretanto, os resultados foram expandidos para área da beleza, e tem feito muito sucesso entre as mulheres que não querem se submeter a tratamentos e riscos mais agressivos.

2.1 Veja o que acontece com seu rosto quando os músculos são estimulados pelos exercícios da ginástica facial:

Estímulo da circulação sanguínea, fazendo com que as células recebem mais nutrientes, e a pele fique mais firme e elástica;

Reduz sinais de expressão e prevenir a formação de rugas;

Além de combater a sobrecarga de tensão no rosto, os exercícios podem corrigir a respiração e a mastigação inadequadas. Exemplo de jogadores de basquete que concentravam pontos de tensão devido ao hábito de mascar chicletes nos treinos e nos jogos;

Bombeia mais sangue;

Oxigena as fibras musculares;

Elimina toxinas;

Queima o ácido lácteo;

Aumenta a massa muscular suavemente;

Suaviza e elimina marcas de expressão;

Deixa a pele mais iluminada.

3 Por que começar?

Não é só o corpo que precisa de exercícios para ficar com tudo em cima. Os músculos da face, do pescoço e do colo, também necessitam de ginástica para continuar com aspecto firme e jovem, mesmo com o passar dos anos. A ginástica facial deixa os contornos do rosto mais definidos, harmônicos e a pele mais bonita.
“A ginástica facial relaxa a face, tira a tensão e fortalece a musculatura. Quando o rosto está tenso, flácido, a circulação no local diminui. O exercício aumenta o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, ativando a produção de colágeno, que sustenta a pele”, conta Maria Helena Rezende, fisioterapeuta da Fitface. Como o tempo, você fica mais consciente dos movimentos da musculatura e evitará as expressões tensas de cansaço e estresse, como contrair a testa e morder os lábios.
O trabalho da ginástica é muscular, mas a pele fica mais oxigenada, mais viçosa. “Até o diâmetro dos poros diminui com o tempo”, conta Bartira. Ela também faz um alerta: a ginástica facial não elimina o excesso de pele, como nas pálpebras, por exemplo, quanto existe muita flacidez no local. Para reverter estes casos, só mesmo com uma cirurgia plástica. “Para quem já fez cirurgias plásticas, a ginástica facial serve como uma manutenção e prevenção caso ocorra nova flacidez”, revela.

"A gravidade faz misérias com a pele e os 42 músculos do rosto. Tensão, flacidez e linhas marcam e obscurecem a expressão. A ginástica facial ajuda (e muito) a manter a pele boa e os músculos no lugar. E pode ser feita até no trânsito". (Por Vera Golik)

4 Qual idade certa para começar?

Segundo a terapeuta facial Bartira Bravo, 55, que trabalha na área de ginástica facial há 12 anos, é possível recuperar a musculatura do rosto em qualquer idade, embora a resposta seja menor com o passar dos anos.

Com os anos, o rosto perde a forma, ocorre um caimento da face e flacidez da pele. A ginástica facial fortalece a musculatura do rosto (mímica e mastigação) e suaviza rugas e linhas de expressão. “Os músculos do rosto aumentam de volume com a ginástica facial e têm uma resposta mais rápida do que no corpo, mostrando diferenças mais suaves”, explica Bartira Bravo, terapeuta facial. “Ocorre um levantamento na linha dos lábios, dos olhos, das sobrancelhas e das maças do rosto ou bochechas”, completa.

Segundo Bartira, o nosso rosto não é simétrico, tem uma assimetria sutil. Com o avanço da idade, essa assimetria se acentua com o processo de flacidez. A tonificação que a ginástica facial proporciona melhora a aparência e diminui as diferenças. Essas diferenças são individuais, de acordo com os biótipos, código genético e tom de pele. “A musculatura responde em todas as idades e para todas as pessoas. Quanto mais cedo começar a ginástica, entre os 25 e 30 anos, mais preventivo será o resultado. O rosto vai ficar o melhor possível na idade avançada”, aconselha.

5 Dicas para quem está em processo de perda de peso!

“Um rosto jovem é mais cheio. À medida que envelhecemos, ele murcha. O obeso também perde forma no rosto. Ninguém deve emagrecer sem exercícios para o corpo e para o rosto também, já que é um conjunto. Fica mais harmônico e equilibrado”, explica Maria Helena.

De acordo com Bartira, quem está perdendo peso e já passou dos 35 anos, os sinais no rosto são ainda mais marcantes, já que a perda de massa magra nessa região é bastante perceptível. “Recomendo iniciar a ginástica antes de começar a perder peso. Pessoas que aguardam chegar ao peso ideal para dar início aos exercícios não terão uma resposta tão positiva dos músculos faciais quanto se começasse antes de emagrecer”, completa. Nos casos de dieta, o ideal é fazer 40 minutos diários de ginástica (20 minutos duas vezes por dia).

Para quem está fazendo dieta, afirma a terapeuta, é importante que os exercícios faciais sejam feitos simultaneamente à perda de peso para que a musculatura não fique flácida e perca a tonicidade. Nos casos em que a flacidez da pele já aconteceu, os exercícios na face vão ajudar na vascularização das fibras musculares.

Para quem está perdendo peso também é indicada, já que deixa menos perceptível a perda de massa magra nessa região. Dedicar 20 minutos por dia já é suficiente para minimizar os sinais do tempo.

6 Veja o profissionais indicados para diagnosticar e orientar os exercícios, e o que eles recomendam e dizem sobre o assunto

Porém é fundamental que os exercícios sejam orientados por um profissional. Segundo a dermatologista Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia em São Paulo, movimentos errados podem sobrecarregar os músculos da testa e acentuar ainda mais os sinais de expressão. Outro risco são os distúrbios das ATMs (articulação temporomandicular).

Segundo a fonoaudióloga Vera Mendes, 44, primeiro é preciso conhecer os hábitos da pessoa e suas funções básicas, como mastigação, respiração, deglutição e fala. A partir disso, é feito um trabalho para corrigir os fatores que estão interferindo na simetria facial.

A pessoa que concentra muita tensão na testa, por exemplo, terá de se submeter primeiro a um relaxamento, seguido de tonificação da região, para depois começar os exercícios faciais.

O tratamento dura em média três meses e pode variar de profissional para profissional. Em geral, durante as sessões há massagem com acupressão (pressão em determinados pontos energéticos) e drenagem linfática, para ajudar na sensibilização dos músculos do rosto. As áreas trabalhadas são as do queixo, do pescoço, da boca, do nariz, das maçãs do rosto, dos olhos, das têmporas e da testa.

Em até três meses, os especialistas garantem que há um resgate da linha dos olhos, das sobrancelhas, dos lábios, das bochechas e do contorno do rosto. A pele também passa por uma regeneração celular e ganha tonicidade.

Para Denise Steiner, os melhores resultados são verificados na região das bochechas e do pescoço, que, com os músculos tonificados, ganha contornos mais bem definidos. "Os resultados vão variar de acordo com a genética, o biotipo e as doenças que a pessoa por ventura já tenha."

Como acontece com o resto do corpo, o resultado dos exercícios faciais serão melhores se a pessoa adotar uma dieta com alimentos que nutrem os músculos, como os que contêm vitaminas C e E.
As especialistas advertem que é importante procurar um profissional qualificado antes de iniciar a ginástica, já que será necessário avaliar a flacidez da pele, as medidas do rosto, e diferenças individuais, como uma boca mais larga, uma bochecha mais comprida ou mais arredondada etc. “O profissional vai ensinar o método a você, para depois continuar em casa”, aconselha Maria Helena.

As consultas custam, em média, R$ 180,00. Você pode procurar por um fisioterapeuta, terapeuta facial, fonoaudiólogo e ainda um professor de Educação Física, desde que seja especializado.

Dicas e cuidados para iniciar ginástica facial

Os fatores envelhecedores, como o sol, o estresse, má qualidade de vida e má alimentação também devem ser evitados para que o tratamento seja mais eficaz. “Quem fuma, consome bebida alcoólica e se alimenta mal, verá os resultados de forma mais lenta”, alerta Bartira. Outro fator importante é evitar os movimentos de estresse no rosto. “Não importa o movimento que você faça, o importante é a emoção que tem por trás dele. Em geral, elas deveriam ser leves, suaves e sem estresse”, aconselha Maria Helena.

Se a ginástica facial é tão eficaz, como fica o que nos ensinavam nossas avós - que as caretas marcavam o rosto e que devíamos colar um esparadrapo na testa esticada, à noite, para evitar vincos na região? A polêmica existe e não é sem razão. "A pele do idoso é muito fina e delicada. As fibras de colágeno que a compõem se rompem mais facilmente do que as de outras áreas do corpo" explica a dermatologista paulistana Adriana Vilarinho. Ou seja, mal orientada, a ginástica facial pode ter efeito contrário. "Você pode ganhar novas marcas ou até problemas nas articulações dos maxilares."

O segredo é o mesmo da prática de qualquer tipo de ginástica: procurar orientação e fazer os exercícios como recomendado. "É preciso seguir um programa correto e se concentrar, para perceber cada músculo trabalhado", diz Roseli Siqueira. Os movimentos, lentos e conscientes, devem ser feitos diante do espelho, de manhã e à noite. "É melhor fazer mais séries e usar menos força. E o contrário do que se faz na musculação", lembra Adriana Vilarinho.

Para evitar que a pele se rache durante os movimentos, antes de cada sessão limpe bem todo o rosto e o pescoço e aplique sobre eles uma boa quantidade de hidratante. Antes de fazer os exercícios criados para esta reportagem ela esteticista Roseli Siqueira (nas páginas seguintes), avalie seu rosto diante do espelho - e procure, em fotos de familiares, as regiões da face geneticamente mais propensas às rugas e às marcas. São essas que você precisa atacar.

Para quem abusou do botox!

A fonoaudióloga Vera Mendes, especialista em motricidade facial, descreve o aumento do número de pacientes que procuram tratamento para corrigir problemas causados pelo uso de botox.

De acordo com ela, um dos efeitos colaterais mais comuns é a chamada transferência de tensão. "Como o botox paralisa o movimento de determinados músculos do rosto, toda a força que a pessoa costumava fazer nessa região é canalizada para outras partes", explica. “É comum surgirem distúrbios na articulação mandibular, dores de cabeça e até comprometimento da laringe, devido ao esforço para conversar”.
Além disso, quem inicia o tratamento tem de estar sempre voltando ao médico para retoques. É que durante os meses em que o botox deixa os músculos atrofiados, há o impedimento da circulação local. O efeito dura de quatro a seis meses. Se não houver reaplicação, o músculo botocado tende a cair.

“É importante não exagerar nas doses. Não sou contra essa substância, mas é necessário que a pessoa conheça os riscos antes de injetá-la numa região tão delicada como a face”, afirma.

7 Testumunhos de quem optaram pela ginástica facial

"Há quatro anos, quando a massoterapeuta Sônia Mendes dizia ter 38 anos era comum as pessoas desconfiarem de que ela estivesse mentindo a idade. Com a pele do rosto flácida, olheiras e uma considerável "papada" no pescoço, ela mesmo se sentia envelhecida.

Recém-separada e com a filha doente, sua face refletia a dor do momento. Na época, foi convidada a integrar um grupo de estudos sobre ginástica facial. Ficou tão impressionada com os resultados, que nunca mais parou. "Resgatei a minha auto-estima. Hoje, os meus 15 minutos diários de malhação no rosto são sagrados."

Assim como Mendes, muitas pessoas têm descoberto que os músculos da face, do pescoço e do colo também precisam de exercícios físicos da mesma maneira que os do resto do corpo. Mas é preciso ter disciplina e incorporar as atividades na rotina diária para que os resultados permaneçam"
(Trecho de matéria extraída da Folha de São Paulo, em 15/06/2003, por Cláudia Collucci).

"Em seis meses os exercícios para o rosto livraram a redatora de publicidade carioca Luciana Salles, 43 anos, da perspectiva de uma cirurgia. Ela tinha o canto externo dos olhos caído e ouviu de um cirurgião que, em pouco tempo teria de fazer uma plástica conetiva. "A tendência era que a pele das minhas pálpebras ficasse cada vez mais flácida e cheia de dobras", revela. Por sugestão de sua esteticista, que também é especialista em ginástica facial, ela começou a fazer os exercícios. "Minha expressão mudou. Os olhos ficaram mais abertos e a pele, mais firme", conta. Além das seqüências recomendadas para as manhãs e as noites, ela faz os exercícios sempre que pode. "Até quando estou presa no trânsito."


8 Como são os exercícios para o rosto?

No início, os exercícios são realizados em frente ao espelho para que você consiga acompanhar os movimentos, controlar a intensidade e corrigir o que estiver fazendo de errado. “Fazendo 20 minutos por dia (de manhã ou à noite) são suficientes. O ideal é começar pela área do rosto que está precisando mais, que tenha mais flacidez ou rugas” recomenda Maria Helena.
A técnica não associa massagens, apenas os movimentos de expressão do rosto. “Antes de iniciar, é aconselhável aplicar um creme hidratante, que funciona como um lubrificante, já que a ginástica trabalha os músculos, mas a pele se movimenta junto”, alerta Bartira. Os resultados começam a aparecer depois de um mês. “Você percebe que acorda com a fisionomia mais jovem, relaxada”, indica.

8.1 Escolha um tipo de treinamento de exercícios para você fazer em casa!

Selecionei 04 séries de treinamento, escolha o que adapta mais ao seu estilo, e começe hoje mesmo!

Treinamento I


A) Área da testa

Exercício 1 (área da testa) – levantar as sobrancelhas o máximo que puder.

Exercício 2 – (área da testa) Puxar as sobrancelhas para baixo em direção aos olhos como se estivesse tentando encontrá-las uma com a outra. Então levantar as sobrancelhas e abrir os olhos o máximo que puder.

B) Área dos olhos

Exercício 3 (pálpebras superiores) – Levantar as sobrancelhas o máximo que puder. Abaixar as pálpebras superiores até a metade cobrindo apenas uma parte da íris. Abrir em seguida as pálpebras superiores, levantando-as bem até ver o branco dos olhos acima da íris.

Exercício 4 (pálpebras inferiores) – Com os olhos abertos, levantar apenas as pálpebras inferiores.

C) Área das bochechas

Exercício 5 (alto da bochecha) – Com a boca bem aberta, puxar os cantos para cima elevando assim os músculos zigomáticos.

Exercício 6 (alto da bochecha) – Fazer com a boca o formato de um O e de um A bem abertos. Primeiro lentamente e depois o mais rápido que puder.

D) Área entorno da boca

Exercício 7 (para a boca) – Fazer uma exagerada posição de beijo e retorna a boca para o estado normal. Esticar os lábios levando os cantos da boca em direção às orelhas e sugar as bochechas o máximo que puder.

Exercício 8 (contorno inferior da face) – Esticar a cabeça para frente. Esticar o lábio inferior para frente cobrindo o lábio superior. Virar a cabeça lentamente para os dois lados.

E) Área do pescoço

Exercício 9 (pescoço) – Levantar a cabeça colocando o rosto paralelo ao teto. Cobrir o lábio superior com o inferior e sorrir. Abrir a boca e repetir o movimento.

Treinamento II



A ginástica facial deve atacar as regiões com marcas de expressão, que tendem a se aprofundar com o tempo. Para identificar esses sinais observe-se no espelho seguindo os passos 1 e 2. Antes de começar os exercícios faça movimentos de relaxamento (3).

1- Com os lábios encostados, dê um leve sorriso, sem mostrar os dentes. Veja se as maçãs ficam salientes e se a pele entre o pescoço e o queixo está flácida ou com muitas linhas.

2 - Abra um sorriso. As linhas entre a boca e o nariz estão marcadas? Há linhas horizontais na testa? Sulcos entre as sobrancelhas? Flacidez ou inchaço nas pálpebras? Rugas no canto dos olhos?

3 - Ombros e pescoço tensos formam mais marcas no rosto. Incline a cabeça para um dos lados e estique o ombro oposto com a mão contrária, alongando o músculo. Faça o mesmo do outro lado.
Faça BIQUINHO

Estes exercícios suavizam as rugas ao redor dos.lábios e as marcas entre o nariz e a boca. Também ajudam a modelar o rosto, realçando as maças.

1 - Faça um bico e, em seguida, abra os lábios sem distanciar muito os dentes. Sinto a musculatura das maçãs esticando. Fique 5 segundos e faça o próximo movimento.

2 - Puxe os lábios para dentro como se fosse engoli-los e, em seguida, faça um bico. Alterne as posições, ficando 5 segundos em cada uma. Repita 20 vezes.

3 - Com a ponta dos dedos, massageie a região em movimentos ascendentes, do sulco entre o nariz e a boca às maçãs. Sinto os músculos da região sendo tocados.
Reforce o CONTORNO

A pele delicada do pescoço e do maxilar sofre com o efeito da força da gravidade. Tende a ficar flácida - o que deixa o contorno do rosto pouco marcado.

1 - Estique o pescoço e olhe para cima. Jogue 20 beijos para o alto. Procure sentir o músculo do pescoço bem esticado e se movimentando enquanto faz o exercício.

2 - Pressione a ponta da língua contra o céu da boca, mantendo-a perto das amídalas. Deslize o dedão por baixo do queixo, de trás para o frente e de um lado poro o outro. Repita 20 vezes.

3 - Começando par trás das orelhas, massageie o pescoço para drenar líquido acumulado na região. Fazendo ondulações suaves, desça pelas laterais do pescoço até os ombros.
Não se PREOCUPE

Para eliminar as rugas do cenho ou do meio da testa - as rugas de preocupação - , é bom estimular a circulação da região.

Comece "alisando" a testa com movimentos ascendentes dos dedos indicador e médio das duas mãos, desde as sobrancelhas até a raiz do cabelo. Depois, com o indicador e o polegar de uma das mãos, belisque as rugas de leve 20 vezes.
Abra os OLHOS

Especialmente delicada, a região é propensa a rugas, olheiras e inchaço.

Faça estes exercícios para levantar as pálpebras e deixar os olhos bem abertos.

1 - Arregale bem os olhos até ver a parte branca em volta da íris. Sem relaxar a musculatura, tente fechar os olhos sem encostar os cílios, como se quisesse ver mais longe. Repita 20 vezes.

2 - Com os olhos arregalados, faça movimentos rápidos - para um lado e para o outro - 20 vezes. Coloque a mão na testa para evitar rugas. Relaxe e faça mais duas séries de 20 movimentos.

3 - Ainda com os olhos bem abertos, levante-os o máximo que puder, tentando ver o teto sem mexer a cabeça. Fique 5 segundos e volte os olhos para a frente. Faça 5 vezes.
Sem INCHAÇO

Estas massagens são um tratamento rápido para reduzir imediatamente o inchaço debaixo dos olhos e das pálpebras superiores.

1 - Com a ponta do dedo indicador, pressione delicadamente o canto interno de um olho. Solte. Aperte a parte central da pálpebra inferior. Solte. Pressione o canto externo. Solte e faça no outro olho.

2 - De olhos fechados, pressione o canto externo dos olhos com a ponto dos dedos indicadores por alguns segundos. Deslize os dedos até as têmporas. Repita o movimento três vezes.

3 - Pince o canto interno das sobrancelhas com o indicador e o polegar de cada mão por alguns segundos. Deslize os dedos até o canto externo, acabando nas têmporas Repita três vezes.

Treinamento III



Para a testa: eleve as sobrancelhas o mais alto possível durante alguns segundos e volte ao normal devagar. Repita 10 vezes.

• Para as pálpebras: aperte os olhos com força por cerca de cinco segundos e abra os olhos devagar. Repita 10 vezes.

• Para a bochecha: sorria o mais largamente possível com a boca fechada. Repita 10 vezes.


• Para as maçãs do rosto: diga "o" e "xix" 30 vezes seguidas.

• Para os lábios: faça boca de patinho por alguns segundos e relaxe. Repita 10 vezes.

• Para a "papada": com a boca fechada, passe a língua pelo céu da boca. Repita 10 vezes.

Treinamento IV

Os exercícios podem ser feitos em casa. Dedicar 20 minutos por dia já é suficiente para minimizar os sinais do tempo. Segundo Maria Helena, os exercícios podem ser divididos por áreas, testa e couro cabeludo, pálpebras e globo ocular, nariz e maçãs do rosto, boca e bochechas, queixo e linha da mandíbula, debaixo do queixo e pescoço, ombros (cintura escapular). “Os exercícios devem ser feitos lentamente, na frente de um espelho para controlar os músculos trabalhados e relaxar os outros músculos da face”, aconselha.

1. Exercício para o couro cabeludo e para suavizar as rugas da testa

a) coloque os dedos indicador e médio entre as sobrancelhas, fazendo uma pressão suave.
b) puxe as sobrancelhas para baixo, franzindo a testa, como se uma sobrancelha fosse encontrar com a outra.
c) então, lentamente erga as sobrancelhas o máximo que puder, e abra bem os olhos, arregalando-os.
d) lentamente, volte à posição normal.
Fazer 10 vezes o exercício.

2. Exercício para pálpebras caídas

a) abra a boca um pouco. Erga as sobrancelhas e feche os olhos.
b) enquanto ergue as sobrancelhas, alongue as pálpebras o máximo que puder. Sinta como se estivesse tentando obter a maior distância possível entre os cílios e as sobrancelhas. Segure o alongamento por dez segundos.
c) muito lentamente e conscientemente, solte a pressão das pálpebras e relaxe os cílios, retornando as sobrancelhas à posição normal.
Fazer o exercício 6 vezes.

3. Exercício para levantar as maçãs do rosto

a) coloque o dedo indicador abaixo do canto externo do olho direito.
b) erga as sobrancelhas e abra bem os olhos.
c) faça um sorriso usando apenas o lado direito da face, empurrando o canto direito da boca para cima, enquanto lentamente empurra a pálpebra inferior para fechar o olho direito.
d) então, lentamente retorne à posição normal.
e) retire o dedo.
f) repita todos os movimentos acima com o lado esquerdo.
Fazer o exercício 5 vezes de cada lado.

4. Exercício para diminuir papos nos cantos da boca

a) coloque os dedos indicadores nos cantos da boca.
b) mantenha as pontas dos dentes juntas durante todo o exercício.
c) agora, lentamente mova os cantos da boca em direção às orelhas, fazendo um sorriso sem mostrar nenhum dente. Todo o esforço deve ser feito com os cantos da boca ficarem entreabertos ligeiramente.
d) mantendo as pontas dos dentes juntas, puxe lentamente os cantos da boca fazendo uma exagerada expressão de "beijo". Toda a força deve ser exercida apenas nos cantos da boca, mantendo o centro dos lábios o mais relaxado possível.
Fazer o exercício 6 vezes.

5. Exercício para diminuir queixo duplo

a) coloque a mão fechada debaixo do queixo.
b) com os lábios firmemente fechados, bem devagar separe os dentes superiores dos inferiores.
c) lentamente, retorne os dentes à posição normal como faz durante a mastigação.
Fazer o exercício 20 vezes.

6. Exercício para suavizar a pele do pescoço

a) coloque a mão sobre a pele do pescoço fazendo uma suave pressão.
b) faça uma exagerada posição de "beijo" com os lábios, como se fosse beijar o espelho, forçando os cantos e relaxando o centro da boca. Continue alongando, até sentir uma sensação de formigamento.
c) lentamente relaxe os lábios, sorria com os lábios juntos. Puxe os cantos da boca para baixo.
Fazer o exercício 5 vezes.

9 Veja vídeo de Ginástica Facial. Entrevista Jô Soares em outubro de 2006




10 Matéria sobre ginástica facial. Jornal Nacional da Rede Globo






5 comentários:

Principe Encantado 10 de fevereiro de 2010 04:37  

Realmente, espetacular o texto, a matéria, uma verdadeira aula, parabéns amiga, sempre com ótimos artigos.

concentrado 10 de fevereiro de 2010 04:38  

Além de ser uma técnica natural não oi tanto quanto ás cirurgias

Kellen 10 de fevereiro de 2010 04:49  

Obrigada pela sua ilustríssima presença Sr. Sapo! Sempre com comentários inspiradores!

Sds
Kellen

Kellen 10 de fevereiro de 2010 04:51  

Concentrado!

Com certeza! Submeter a riscos em nome da beleza e estética é contrariar as próprias leis da vida humana.

Obrigada pela visita!
Kellen

Anônimo,  3 de julho de 2013 21:41  

a apresentadora fala pelos cotovelos, nem deu tempo para a fono concluir... parece o faustão

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Autora do Blog

Mãe! indignada com a injustiça, mas procura ter sensibilidade nas questões e decisões.Cientista da informação, Bibliotecária e especialista em Gestão Estratégica da informação pela UFMG. Designer em Comunicação Gráfica. Experiência em questões ambientais e sociais. Paixão por Ciência e Tecnologia. Colecionadora de brinquedos e livros; entusiasmada por cultivo de plantas medicinais e decoração. Simpatizante do Surf, e amante de uma boa comida!

Pense em algo que pode mudar o mundo, e coloque em prática!


Envie nos ou indique uma idéia, produto, serviço, empresa ou gente com uma história, atitude, ação, ou uma solução que não provoquem impactos negativos ao meio ambiente, às pessoas, à saúde e o bem-estar de todos nós meumundoamigo2009@gmail.com

Conheça as regras de envio no link Sobre MeuMundoAmigo

Meu Mundo Amigo

Um jeito diferente de tratar questões ambientais e sociais, através de análises, comentários e críticas acerca de produtos, serviços, pessoas, tecnologias e processos mais vulneráveis aos impactos negativos ou positivos para o meio ambiente.

Quer ser um colaborador?

Conhece alguma empresa, produto, serviço ou processo que precisa ser melhorado para ser ecologicamente ou socialmente correto?

Envie-nos para que possamos colocá-lo e ser comentado no blog!

E-mail: meumundoamigo2009@gmail.com.br ou
preencha formulário de contato
Conheça mais sobre MeuMundoAmigo

Grande Abraço
Kellen

"Por que o importante é criarmos uma sociedade melhor para vivermos. Vamos estimular o mercado a nos oferecer boas práticas!"

Visitantes On-line

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP